sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

RS, Estado de vários países

Quando viajo sozinho de carro conservo a mania de zapear pelo dial do rádio. Enfatizo o termo “sozinho” porque deve ser muito chato andar pela estrada e ouvir “tudo pela metade”, ou seja, pequenos trechos de notícias, músicas e comerciais. Este troca-troca de emissoras permite conhecer, através do som, as tendências de uma região.
Geralmente viajo aos sábados, em destinos de ida e volta no mesmo dia. Já travei contato com emissoras muito bem humoradas usando sotaques e expressões únicas. Dialetos do alemão e italiano abundam quando vou de Porto Alegre a Arroio do Meio, no Vale do Taquari.
Sábado ouvi um programa cujo destaque eram as famosas bandinhas de baile em que cantores usam termos bizarros. Um dos destaques era o quadro em que um dos “âncoras” falava durante dois minutos em alemão num dialeto bizarro.
Ainda conheço um pouco da língua germânica pelas minhas raízes e pude “matar a charada” da expressão do desafio que, em alemão, significava “saia de baixo”. Uma peça de roupa feminina em desuso, mas bastante comum nos meus tempos de guri.
Noutra incursão pela BR-386 captei uma emissora da região de Guaporé onde o italiano prepondera e para mim foi impossível de compreender. O jeitão do locutor era muito divertido, misturando músicas e bordões. Esta riqueza de culturas que reúne diversas influências faz do RS um mosaico de heróis vindos de várias partes do mundo para construir a nossa civilização. Uma das festas mais interessantes nestes aspectos é a Fenadi, realizada em Ijuí.
Como assessor do ex-governador Germano Rigotto (2003-2006) conheci este e outros eventos. Gastronomia, danças, dialetos e curiosidades sobre cada cultura. Este é o segredo do sucesso da festa de Ijuí que nunca mais visitei, mas pretendo rever.
Por isso, na impossibilidade de conhecer todas as festas mantenho o hábito de zapear pelas emissoras de rádio, semelhante ao que faço ao assistir tevê, mas como uma riqueza de opções bem menor
Numa época em que a xenofobia cresce é importante constatar que vivemos em um Estado rico em diversidade. Admirar e valorizar a contribuição de inúmeros povos mesclados às nossas raízes gaúchas e brasileiras é sinal de inteligência, crescimento e união para superar problemas.

 

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos