sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Relator opina pelo arquivamento do impeachment da prefeita Ana

Gilbert Gisler Xepa disse que, após o devido estudo, rejeitou os pedidos da denúncia
Foto:Divulgação/Ascom

O vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB), relator da Comissão Processante da cassação do mandato da prefeita Ana Tarouco (DEM), protocolou, nesta segunda-feira (08), seu parecer na secretaria legislativa e opinou pelo arquivamento da denúncia contra a mandatária do Município.

Xepa destacou, em seu parecer, que o “parlamento municipal, ao receber a denúncia demostrou estar atento aos acontecimentos, cumprindo seu dever legal de fiscalização e ao mesmo tempo, evidenciar o Estado Democrático de Direito, reconhecendo que os poderes são independentes e harmônicos entre si”.

O relator explicou que, inicialmente, foi favorável a abertura do processo de cassação, “pois a denúncia estava nebulosa e precisaria de mais tempo para analisar seu mérito”, mas após o devido estudo, rejeitou os pedidos na denúncia, opinou pelo arquivamento e sugeriu que os demais vereadores, tenham o mesmo entendimento quando a matéria for discutida e votada no plenário.

Os outros dois integrantes da Comissão Processante, vereadores Aquiles Pires (PT), como presidente e Eva Coelho (PDT), como secretária, segundo o documento, estão de acordo com os fundamentos do relator.

Relembre o pedido de cassação do mandato da prefeita Ana Tarouco, apresentada na Câmara Municipal, por um suplente de vereador e membro do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos