sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Expofeira Ovinos de Verão e Mercotexel acontecerão em janeiro

Além da tradicional exposição que contará com julgamentos e remate geral, o evento também será palco da 20º Mercotexel e a 9ª Nacional do Texel

A 44ª Exposição Feira Ovinos de Verão de Livramento acontecerá entre os dias 15 e 23 janeiro de 2022. Além da exposição de ovinos e julgamento de todas as raças, a programação também incluirá um remate geral. A feira ocorrerá do dia 15 ao 17 de janeiro, com a programação geral e, na sequência, entre os dias 19 e 23, o município realizará a 20ª edição do Mercotexel (Edição Claudino Loro) e da 9ª edição da exposição nacional da raça Texel, que também fará parte da programação.
As informações foram confirmadas pelo vice-presidente da Associação e Sindicato Rural, Jair Menezes, que esteve à frente dos trabalhos. Durante o encontro, que contou com a presença de ovinocultores do munícipio e da Inspetoria de Defesa Agropecuária, foram definidas várias questões como, por exemplo, os profissionais que ficaram responsáveis pela admissão dos animais e o nome dos jurados.
Para trabalhar na admissão dos animais na 44ª edição da feira, foram escolhidos os nomes de Luiz Walter Ribeiro, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), e Nelci Carlos Conde junto com um representante da Inspetoria. Já para o julgamento de todas as raças foram escolhidos por indicação os técnicos José Olvideo Costa e Ronaldo da Costa.
Ainda dentro da programação da exposição de Livramento, será realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos ( ARCO ), o descerramento de uma placa comemorativa aos 80 anos de fundação da entidade. Em 18 de janeiro de 1942, durante a III Exposição Estadual na cidade de Sant’Ana do Livramento, sob a presidência de João Farinha nascia a ARCO – Associação Rio-grandense de Criadores de Ovinos, com a finalidade de congregar todos os criadores de ovinos do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e trabalhar na classificação e melhoramento dos rebanhos e plantéis.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos