qua, 24 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Morning Call: risco inflacionário preocupa mercados asiáticos, que encerram a quinta-feira no terreno negativo

As ações asiáticas caíram de forma generalizada nesta quinta-feira, refletindo novas preocupações de que a recuperação econômica do cenário pós pandemia deva sofrer atrasos significativos à medida que a inflação avança, forçando assim uma política monetária mais rígida. As commodities, incluindo minério de ferro e o petróleo bruto registram perdas expressivas.

As ações caíram especialmente no Japão e na China, reduzindo a queda na Coréia do Sul, onde o lucro da Samsung Electronics no terceiro trimestre excedeu as estimativas. Os futuros dos EUA permanecem no terreno positivo depois que o índice Nasdaq atingiu um novo recorde intradiário.

Ainda na Ásia, os riscos de desaceleração do mercado imobiliário da China e da constante interferência estatal no setor privado também estão no radar.

As ações globais ainda seguem perto de seus picos históricos, apoiadas por uma robusta temporada de lucros corporativos até o momento. O risco é que o sentimento pode enfraquecer se os investidores perderem a confiança na capacidade dos formuladores de políticas de conter a inflação e, ao mesmo tempo, estimular a recuperação econômica.

Os investidores estão aguardando a reunião de política do Banco Central Europeu, bem como novos dados sobre o crescimento econômico dos EUA , que poderá mostrar um certo arrefecimento no ritmo da retomada econômica.

Enquanto isso, a Casa Branca está aumentando a pressão sobre os democratas no Congresso para finalizar o novo o plano de impostos e gastos do presidente Joe Biden de até US $ 2 trilhões. No front do vírus, os casos continuam aumentando em alguns países. Cingapura disse que está investigando um “surto incomum” de novas infecções.

Entre as criptomoedas, o Bitcoin recuou para menos de US $ 60.000, caindo ainda mais em relação ao pico de quase US $ 67.000 alcançado na semana passada.

Por aqui, a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de retomar as votações presenciais nesta semana acabou dificultando o avanço da PEC dos precatórios, essencial para o governo conseguir lançar o Auxílio Brasil turbinado a R$ 400 e os parlamentares faturarem um valor maior de emendas no Orçamento de 2022.

Sem conseguir o quórum necessário para avançar no tema, a votação do projeto foi adiada para quarta-feira, 3, da semana que vem, informou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A nova data foi acertada entre governo e lideranças da Câmara, após o fracasso na tentativa de garantir a presença de deputados em plenário necessária à votação nesta quarta-feira, 27. Os congressistas não retornaram a Brasília e, sem poder marcar presença a distância, desfalcaram o quórum necessário para que o texto fosse à votação com maior segurança de um placar favorável.

Na saída da reunião, que teve a presença dos ministros da Cidadania, João Roma, da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, e do próprio Ciro Nogueira, o relator da proposta, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), demonstrou confiança, apesar do revés de hoje. “Temos confiança de que teremos votos para aprovar na quarta-feira”, disse.

O adiamento, porém torna o cenário ainda mais delicado para a aprovação do projeto, já que há feriado e o próprio presidente da Câmara e seu vice, Marcelo Ramos (PL-AM), viajarão para a COP-26, a conferência do clima da ONU. Questionado sobre a aprovação da PEC a tempo de operacionalizar o benefício, Motta afirmou que o prazo “apertado já está”. Mais cedo, Roma chegou a dizer que “não há mais tempo hábil.”