sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Expofeira Ovinos de verão acontecerá de 15 a 23 de janeiro

Além da tradicional exposição que contará com julgamentos e remate geral, o evento também será palco da 20º Mercotexel e a 9ª Nacional do Texel

Na manhã desta segunda-feira (25), foi confirmada a data da 44ª Exposição Feira Ovinos de Verão de Livramento. O evento acontecerá entre os dias 15 e 23 janeiro de 2022. A definição aconteceu em reunião realizada no centro de eventos do Sindicato Rural. Além da exposição de ovinos e julgamento de todas as raças, a programação também incluirá um remate geral. A feira ocorrerá do dia 15 ao 17 de janeiro, com a programação geral e, na sequência, entre os dias 19 e 23, o município realizará a 20ª edição do Mercotexel (Edição Claudino Loro) e da 9ª edição da exposição nacional da raça Texel, que também fará parte da programação.

As informações foram confirmadas pelo vice-presidente da Associação e Sindicato Rural, Jair Menezes que esteve à frente dos trabalhos. Durante o encontro, que contou com a presença de ovinocultores do munícipio e da Inspetoria de Defesa Agropecuária, foram definidas várias questões como, por exemplo, os profissionais que ficaram responsáveis pela admissão dos animais e o nome dos jurados.

Para trabalhar na admissão dos animais na 44ª edição da feira, foram escolhidos os nomes de Luiz Walter Ribeiro, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), e Nelci Carlos Conde junto com um representante da Inspetoria. Já para o julgamento de todas as raças foram escolhidos por indicação os técnicos José Olvideo Costa e Ronaldo da Costa.

Ainda dentro da programação da exposição de Livramento, será realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos ( ARCO ), o descerramento de uma placa comemorativa aos 80 anos de fundação da entidade que foi fundada em 18 e janeiro de 1942, durante a III Exposição Estadual na cidade de Sant’Ana do Livramento, sob a presidência de João Farinha nascia a ARCO – Associação Riograndense de Criadores de Ovinos, com a finalidade de congregar todos os criadores de ovinos do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e trabalhar na classificação e melhoramento dos rebanhos e plantéis de ovinos no RS.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,