sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Vegetação alta e lixo acumulado em canteiros e praças preocupam moradores

Secretário de Serviços Urbanos alega falta de recursos para atender a demanda
Foto: Lucas Noro/AP

Ao longo das últimas semanas, tem sido possível observar um aumento considerável da vegetação que compõe as principais vias da cidade como a avenida João Goulart e ao longo da 24 de maio, bem como em praças, como a do SENAI. Além disso, o acúmulo de lixo nestes locais também é motivo de preocupação por parte da população. Procurado, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jean Alves, alega que a falta de recursos para a aquisição de novas máquinas roçadeiras é o principal obstáculo para o enfrentamento da demanda, que tende a crescer com a aproximação da chegada do verão.

“Hoje estamos operando com seis roçadeiras que atendem demandas de toda a cidade nós vamos fazendo do jeito que dá. Elas não param de trabalhar nunca mas ainda é muito pouco”, explica o secretário, que chama a atenção também para o trabalho que vem sendo realizado no Cemitério Público Municipal, visando a chegada do dia de finados, o que faz com que a demanda no restante da cidade acumule. “A previsão é que até o fim de semana o mutirão de limpeza no cemitério municipal estará pronto. Após isso, o trabalho continuará atendendo as demandas do restante da cidade”, concluiu o secretário.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos