sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Educação: coletiva de imprensa oferece prévia de tema do Experience Senac 2021

Coletiva ocorreu na tarde desta quinta-feira (07/10). Crédito da foto: Divulgação Senac-RS.
Diretor regional do Sesc e Senac-RS e ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna falaram sobre o que será discutido no evento 
No debate das constantes e rápidas mudanças no mundo, a educação aparece como uma das mais complexas no espaço de reflexões dentro da sociedade. Este foi o tema de lançamento do evento exclusivo sobre o Experience Senac 2021 para a imprensa e convidados nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 14h. O encontro contou com participação do diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, e do ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna e atual vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Emilio Munaro. A transmissão on-line foi realizada pelo canal no YouTube do Senac-RS.

Na abertura da coletiva, o diretor José Paulo da Rosa mencionou a programação do Experience Senac — que acontecerá de 13 a 15 de outubro, sempre às 19h, também pelo YouTube da instituição —, antecipando os principais assuntos que serão debatidos durante os três dias de evento gratuito, com o tema: a educação é plural; a educação é flexível; a educação é inclusiva. “São grandes nomes da educação que certamente discutirão o tema num momento extremamente relevante. O Brasil ainda carece de uma educação de qualidade, especialmente com a pandemia, que potencializou nossos problemas”, ressaltou o diretor.

Depois de uma breve apresentação profissional, Emilio Munaro cumprimentou a todos os presentes e contextualizou o que será apresentado na sua participação no dia 13 de outubro, às 19h, com a webpalestra “A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?”, que também contará com a presença do diretor José Paulo da Rosa e da coordenadora do Setor de Educação UNESCO, Maria Rebeca Otero Gomes. “Como é que todas essas coisas, que estão acontecendo ao mesmo tempo, podem servir de insumos para uma reflexão coletiva sobre os impactos que a educação sofre em virtude desse desenvolvimento humano tão exacerbado, principalmente após a pandemia? É isso que pretendo trazer”, explicou.

Logo após, os dois palestrantes falaram sobre países que melhoraram a qualidade da educação e, consequentemente, obtiveram avanços culturais e econômicos. Munaro contou que visita de três a cinco países por ano, de forma antropológica, totalizando 111 já visitados. Em especial, mencionaram a qualidade na educação de Singapura, que realizou com êxito uma reforma educacional nos últimos 40 anos, e a Coréia do Sul, que também desenvolveu a sua arquitetura e, com o filme ‘Parasita’, venceu quatro prêmios do Oscar 2020.

Por fim, os participantes da transmissão fizeram perguntas sobre os principais fatores que levaram a melhora na educação de Singapura, como desenvolver as soft skills, a participação dos governos nestes avanços da educação e a relação de educação e desenvolvimento econômico. A coletiva contou com a presença de diversos órgãos da imprensa de todo o Rio Grande do Sul.

Confira abaixo a programação completa do Experience Senac 2021:  

13/10 – das 19h às 20h - A educação é plural. Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?

Palestrantes:    
Emílio Munaro, ex-vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna.

Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação UNESCO, representante no  Brasil.

José Paulo da Rosa, doutor em educação, especialista em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica, e graduado em Administração de Empresas. Também é diretor regional do Sesc e Senac-RS.

14/10 – das 19h às 20h - A educação é flexível. Será que estamos preparados?

Palestrantes:
Jorge Audy, mestre em Gestão da Informação, MBAs na escola Politécnica e escola de Negócios da PUCRS, professor na PUCRS, Consultor DBServer, Instrutor Sputnik e autor dos livros - ” Jogos e Workshops sobre Toolbox 360° e Jogos 360°”.

Gustavo Borba, diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos. Doutor e mestre em Engenharia de Produção.

Luiz Carlos Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e diretor de Inovação e coordenador do Pacto de Inovação de Porto Alegre (PACTO ALEGRE).

Ariel Berti, doutorando em Design Estratégico, mestre em Administração com Ênfase em Estratégia, palestrante e professor de pós-graduação nos temas Estratégia, Design Estratégico, Sustentabilidade e Ética. Além disso, é gerente de Educação do Senac-RS.

15/10 – das 19h às 20h - A educação é inclusiva. Como a educação vem operando em cenários de desigualdades onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas?

Palestrantes:    
Gustavo Reis, professor, por vocação e por ofício, é bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre em Design Estratégico pela Unisinos.

Cláudia Costin, diretora Sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora e diretora do  Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, RJ.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,