ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Calçados Beira Rio S.A. alcança certificação máxima em Origem Sustentável

Sr. Roberto Argenta, Presidente da Calçados Beira Rio S.A

Selo Diamante de Origem Sustentável entregue no dia 4 de outubro e valoriza a expertise da empresa em termos de gestão da sustentabilidade, dimensão econômica, social e ambiental.
A Calçados Beira Rio S.A. recebeu, no dia 4 de outubro (segunda-feira), o Selo Diamante de Origem Sustentável. A premiação será entregue pelo presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ao presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta. Com essa outorga, a Calçados Beira Rio recebe a primeira certificação, alcançando diretamente o nível mais alto do selo — a categoria Diamante (as outras categorias são Bronze, Prata e Ouro).
A qualificação no Selo Diamante de Origem Sustentável indica que a Calçados Beira Rio se tornou referência para outras empresas do setor em termos das dimensões avaliadas para obtenção da certificação: gestão da sustentabilidade, dimensão econômica, dimensão social e dimensão ambiental. “Ao englobar aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, as iniciativas desenvolvidas acompanharam o ritmo de um inédito momento de mercado, onde a valorização do ser humano e sua relação direta com o comprometimento com o planeta se mostram indissociáveis”, explica o Presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta.
O selo Origem Sustentável é a única certificação de sustentabilidade no mundo que compreende toda a cadeia produtiva do calçado. Com abrangência internacional, o programa foi idealizado pela Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes de Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) para guiar as empresas calçadistas e de componentes rumo ao alto nível de desempenho nos aspectos Ambiental, Social e de Governança.
O selo Origem Sustentável comunica o desempenho e a responsabilidade frente a um mundo mais sustentável. As empresas que aderem ao programa Origem Sustentável têm a oportunidade de alinhar seus processos a dimensões internacionalmente reconhecidas e terão ampliadas as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis, impulsionando o crescimento de toda a cadeia produtiva.

Sr. Haroldo Ferreira – Presidente Executivo Abicalçados e Sr. Roberto Argenta, Presidente da Calçados Beira Rio S.A durante a entrega do Selo de Origem Sustentável

Calçados Beira Rio e sustentabilidade
A Calçados Beira Rio S.A. é referência global no segmento de moda, contando com oito marcas no seu portfólio, responsáveis pela comercialização de 95,6 milhões de pares de calçados em 2020. São mais de 8 mil colaboradores, onde 61% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. O desafio de manter a sustentabilidade em toda sua estrutura e a preocupação com o meio ambiente são prioridades vistas diariamente em todos os processos da empresa – da escolha das matérias-primas até o descarte correto de resíduos, passando por uma seleção de fornecedores alinhados com práticas sustentáveis. A moda é espaço de consciência e de preservação.
Na indústria, as sobras dos insumos são recolhidas e transformadas em novos produtos. Após passar por um processo inovador, em dia com as normas e legislações ambientais e seguindo os conceitos da economia circular, o que seria descartado ganha uma nova vida. O material dá origem a uma infinidade de itens, como bases para palmilhas de calçados e modeladores que garantem a qualidade e a beleza dos produtos que chegam aos consumidores. Nas lojas espalhadas pelo mundo, ele ainda ganha a forma de pufes, displays, cabides e até mesmo expositores. A Beira Rio possui 100% das embalagens de materiais recicláveis, 93% da composição de seus corrugados são de material reciclado e 100% das buchas, papel pardo e plástico utilizado também são de material reciclado.
A Calçados Beira Rio S.A. conta com um rigoroso controle de emissão de gases de efeito estufa, iniciativa com metas reais de redução de poluentes na atmosfera. A cultura socioambiental da empresa inclui ainda coleta seletiva de lixo, captação da água da chuva e uso de telhas translúcidas, o que ajuda a economizar energia elétrica e, consequentemente, poupar os recursos naturais. Desde 2016, por exemplo, a empresa não encaminha resíduos sólidos para aterros industriais.
Por meio de seus processos, a empresa está alinhada a diversos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse comprometimento é demonstrado não só pela proteção ao meio ambiente, como também em seu relacionamento ético com a sociedade; oferecimento de empregos; fomento à diversidade e à acessibilidade no processo de seleção de colaboradores; preservação das fontes de energia; criação de cidades mais sustentáveis. Uma empresa gaúcha de alma e coração sustentável!

Saiba mais:
https://calcadosbeirario.com.br/upload/default/Relatorio_Sustentabilidade_2020.pdf
https://www.abicalcados.com.br/origemsustentavel
https://www.assintecal.org.br/institucional/assintecal
https://www.origemsustentavel.org.br/

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes