qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Mainardi e Edemundo, da ARCO, acertam mobilização para aprovar projeto que disponibiliza recursos para a ovinocultura.

Na manhã de terça-feira (5), o deputado Luiz Fernando Mainardi encontrou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Edemundo Gressler, para tratar do Projeto que apresentou na Assembleia Legislativa garantindo às entidades representativas do setor a gestão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos).

O Fundo, que é composto por contribuições da indústria da carne e da lã de ovinos e arrecada cerca de R$ 1,5 milhão/ano, tem como objetivo fomentar a produção, a comercialização e o consumo de carne, lã, leite e outros derivados de ovinos. O Rio Grande do Sul possui um rebanho de 4 milhões de ovinos, segundo maior do país, e cerca de 52 mil produtores. Grande parte da produção está concentrada nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do estado.

“Atualmente, os recursos do Fundo são destinados ao Caixa Único do Estado e não têm garantias de aplicação no setor. Meu projeto quer garantir que esses recursos sirvam para o que foram previstos que é o desenvolvimento da ovinocultura. Temos entidades sérias e próximas aos produtores que podem gerir esses recursos e investir naquilo que interessa”, explica Mainardi. “A ARCO é uma delas”, conclui o parlamentar.

Para Gressler, a aprovação do projeto é muito importante para o setor. “Precisamos ampliar o rebanho e melhorar a qualidade da carne e da lã que produzimos. Ter essa disponibilidade para desenvolver programas nesse sentido será fundamental para estes objetivos”, diz. O presidente da ARCO enfatiza o fato de que a ovinocultura é uma atividade que engloba pequenos, médios e grandes produtores e nesse sentido tem uma grande representatividade na produção rural gaúcha.

O projeto já está na ordem do dia, mas enfrenta resistências do Executivo para ser votado. No encontro, ficou definido a mobilização do setor ovinocultor para sensibilizar os parlamentares e o próprio Executivo sobre a importância da aprovação do projeto para os produtores.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.