seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Após três meses de tramitação, Câmara aprova projeto do Eixo Atlântico

Todos vereadores votaram favoráveis à proposição
(Foto:Divulgação/ASCOM)

Depois de três meses tramitando no Legislativo Municipal, o projeto de lei (PL) 93/2021 foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, nessa segunda-feira (04). O PL tem como objetivo promover a inclusão social inovadora atingindo as classes mais desfavorecidas, constituída pela população mais pobre que trabalha informalmente no recolhimento de Resíduos Sólidos Urbanos e visa injetar um milhão de euros na economia de Sant’Ana do Livramento. A iniciativa é coordenada pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular entre Espanha e Portugal, que ficará responsável pelo projeto diante da União Europeia.

Na semana passada, o presidente do Legislativo, vereador Enrique Civeira (PDT) convocou uma sessão extraordinária para a deliberação da matéria, mas na véspera da votação o vereador Dagberto Reis (PT) pediu vistas do PL, justificando que era sua prerrogativa e que queria garantir a inclusão dos catadores da Associação Novo Horizonte no projeto, sendo assim, a votação foi adiada.

A demora para apreciação dos edis, foi o elevado número de pedidos de diligências feitos pelos parlamentares, questionando o projeto, para que, segundo eles, não houvesse a aprovação de equívocos.
Agora, o projeto deverá ser executado pela pasta de Serviços Urbanos, junto ao Eixo Atlântico da União Europeia.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem