qui, 18 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Cônsul anuncia articulação da CNH Digital no Uruguai

Presidente da Comissão do Mercosul esteve na fronteira para tratar sobre o assunto
O presidente da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch e o vereador Duda Amaral estiveram com a cônsul do Brasil, em Rivera, Ana Lélia Beltrame, na sexta-feira (24)

A cônsul do Brasil, em Rivera, Ana Lélia Beltrame confirmou que as autoridades uruguaias deverão adotar o sistema digital de QR Code para ler os documentos de habilitação do motorista e registro do veículo a partir de 2022, assim como já acontece no Brasil e Argentina.

A informação foi confirmada pelo vereador Duda Amaral (Progressistas), nesta terça-feira (28), que junto com o presidente da Comissão do Mercosul na Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch, vem reivindicando às autoridades uruguaias e ao Consulado Brasileiro uma forma do país vizinho reconhecer a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro de Veículo digitais.

Atualmente, o Uruguai só aceita tais documentos de forma impressa, ocorre que alguns motoristas brasileiros acabam multados e o carro apreendido quando abordados. “Em busca de uma solução para esse caso, entramos em contato inclusive com o Itamaraty. Além da flexibilização, o serviço ajudará muito no combate ao furto e roubo de veículos entre os três países”, explicou o vereador.