sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: mercados operam em leves baixas no encerramento da semana

Os futuros em Wall Street e os recém abertos mercados da Europa operam em baixa nesta sexta-feira, mesmo com o retorno do otimismo em relação às perspectivas econômicas, embora persista a incerteza sobre os riscos potenciais da crise da dívida no Grupo Evergrande da China.

O índice Ásia-Pacífico da MSCI subiu pelo segundo dia, liderado pelo Japão. As ações caíram em Hong Kong e na China, onde a Evergrande ainda não fez uma declaração sobre o pagamento da dívida que venceria na quinta-feira. A inquietação do mercado global com o “caso” Evergrande diminuiu, mas ainda não está claro como o governo chinês administrará as consequências de uma eventual inadimplência de uma das companhias mais endividadas do mundo.

Na sessão de ontem, o avanço de Wall Street foi liderado por setores economicamente sensíveis, como energia e finanças, com os investidores adotando a visão de que uma redução iminente no estímulo do Federal Reserve mostra confiança na recuperação da pandemia.
A perspectiva de uma política monetária mais rígida estimulou uma venda global de títulos. Os rendimentos de longo prazo do Tesouro atingiram a máxima em 18 meses, com os investidores antecipando as expectativas para o primeiro aumento da taxa do Fed até o final de 2022.

Os investidores em ações estão se animando com as previsões de que a cepa do vírus delta e avanço inflacionário relacionados à pandemia, representarão apenas um revés temporário para a reabertura econômica. Os bancos centrais também se comprometeram a retirar o estímulo gradualmente. Mas um aumento contínuo nos custos dos empréstimos de longo prazo pode ser um risco para o cenário otimista se acabar prejudicando a confiança nas perspectivas de recuperação.

Os Estados Unidos registraram essa semana uma média de 2.075 mortes por covid-19, o número mais alto desde fevereiro, de acordo com dados do The New York Times. O recorde acontece em meio à disseminação da variante Delta, mais contagiosa, e aos esforços do governo americano de acelerar a campanha de vacinação, estagnada principalmente pela hesitação de parcelas da população que não confiam nos imunizantes.

Por aqui, após idas e vindas, a reforma administrativa avançou na Câmara, com possibilidade de parceria privada para execução de serviços públicos, aposentadoria integral para policiais e com a previsão de contratos temporários com até 10 anos de duração. O texto-base do relatório do deputado Arthur Maia (DEM-BA) foi aprovado por 28 votos contra 18 na comissão especial, nesta quinta-feira, 23.

A proposta aprovada nesta quinta mantém a estabilidade a todos os servidores públicos, mas prevê a possibilidade de demissão para funcionários que tiverem avaliação negativa de desempenho em um processo julgado por um colegiado. Se for mantida, essa medida valerá tanto para os atuais como para os novos funcionários públicos.

Na saúde, o procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, designou nesta quinta-feira, 23, quatro promotores para compor a força-tarefa que vai investigar se a Prevent Senior tratou pacientes, sem o seu consentimento, com o chamado ‘kit-covid’.

As suspeitas que recaem sobre a pesquisa supostamente desenvolvida pela operadora de planos de saúde em São Paulo, com hidroxicloroquina e invermectina, vieram a público a partir da CPI da Covid no Senado.

O inquérito policial tramita no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e apura se a aplicação de remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19 em pacientes da Prevent Senior que vieram a óbito configura crime de homicídio. A operadora também é suspeita de ocultar mortes de pessoas que teriam participado do estudo e de pressionar médicos a adotarem o ‘tratamento precoce’.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos