sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: futuros em NY operam muito próximos da estabilidade após dia negativo para mercados da Ásia

As ações asiáticas recuaram nesta quinta-feira, ainda refletindo a crise do China Evergrande Group e o mais recente esforço de Pequim para controlar os setores privados. Enquanto isso, no ocidente, os futuros em Wall Street operam muito próximos da estabilidade e os recém abertos mercados europeus, apontam para o positivo.

De volta à Ásia, as ações caíram no Japão, China e Hong Kong, onde os papéis ligados ao setor de tecnologia caíram, à medida que a China desacelerou as aprovações de jogos de videogames para impor critérios mais rígidos de conteúdo. As ações dos cassinos de Macau estenderam suas perdas em meio ao aperto cada vez maior do governo aos jogos de azar.

Uma unidade imobiliária onshore da Evergrande – a incorporadora mais endividada do mundo e uma das maiores preocupações financeiras da China – suspendeu a negociação de ações nesta quinta-feira. As autoridades começaram a preparar as bases para uma possível reestruturação da dívida da companhia, mas a preocupação com a possibilidade de um default está se espalhando pelos mercados financeiros do país.

O petróleo vai consolidando sua forte recuperação em meio a amplos ganhos em commodities de energia.

O progresso da agenda econômica do presidente Joe Biden também está em foco. A maior proposta de aumentos de impostos nos EUA nas últimas décadas deu um grande passo à frente na quarta-feira com a aprovação do Comitê Orçamentário da Câmara, na ordem de US $ 2,1 trilhões em novas taxas voltadas principalmente para as empresas e os mais ricos.

Por aqui, Numa defesa firme da democracia e da liberdade, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e José Sarney pregaram a necessidade de um amplo diálogo entre os Poderes para a superação da crise política no País. Ao participarem da abertura do debate “Um Novo Rumo Para o Brasil”, organizado pelo MDB, PSDB, DEM e Cidadania, os três reconheceram, entretanto, que muitas vezes os limites constitucionais são ultrapassados pelos Poderes.

“Eu percebo, com muita frequência, que as instituições saem do seu quadrado constitucional”, disse Temer. “Eu chamo de quadrado constitucional as competências e as funções que foram dadas pela soberania popular”, acrescentou.

Temer não foi o único a reconhecer os excessos no exercício dos papéis dos Poderes. “Judicializaram a política e politizaram a Justiça”, afirmou Sarney, atribuindo a frase ao ex-presidente do Supremo Nelson Jobim, que fez a exposição de abertura do debate. Na sua apresentação, Jobim demonstrou preocupação com o clima político do País e também com o que definiu como “disfuncionalidade” das instituições.

“Se querem chamar toda essa disfuncionalidade de crise, precisamos apresentar soluções. Vamos procurar a verdade nos fatos e não em palavras”, propôs. E citou o caso específico do que viu ocorrer no Judiciário. “A disfuncionalidade no Poder Judiciário foi agravada pela TV Justiça. O que deveria ser um mecanismo de transparência foi apropriado como instrumento visibilidade individual”, lamentou.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos