sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Mainardi apoia luta da Unipampa por mais verbas

Na tarde desta quarta-feira (15), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), visitou o campus de Bagé da Universidade Federal do Pampa. Há exatos 15 anos, acontecia ali a aula inaugural da Universidade, proferida pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad no dia 15 de setembro de 2006. Mainardi foi recebido pelo diretor do Campus, Alessandro Bica, pelo coordenador acadêmico, Fernando Junges, e pela coordenadora administrativa, Catarina Silva.

A visita permitiu ao deputado conferir projetos e dificuldades da instituição de ensino. O diretor do campus, professor Bica, relatou que existem algumas dificuldades de orçamento que podem impactar certas atividades de assistência e ensino, mas que a universidade vai seguir seu plano de funcionamento. “O planejamento indica uma retomada de aulas presenciais a partir de janeiro, mas isso dependerá muito da nossa capacidade de recuperar algumas ações de assistência estudantil”, disse.

Para o deputado Mainardi, é preciso que a comunidade se mobilize para a retomada dos investimentos na instituição. “A Unipampa é muito importante para toda a região. Precisamos fortalecê-la e garantir a sua consolidação. Seus 10 campi são fundamentais para a disponibilização de educação pública e de qualidade para os jovens da campanha e da Fronteira Oeste gaúcha”, comentou.

Atualmente, o campus Bagé da Unipampa possui cerca de 1200 alunos de graduação e 400 de pós-graduação, com 11 diferentes cursos disponíveis.

 

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,