dom, 26 de setembro de 2021

Aplateia Digital - 25/09/21

Última Edição

Viticultores reivindicam à ministra Tereza Cristina correção do preço mínimo da uva devido aos custos de produção

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na última sexta-feira (10), o deputado federal Afonso Hamm acompanhou viticultores gaúchos em agenda com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante a Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, para a entrega de ofício solicitando a correção do preço mínimo da uva, desatualizado devido a disparada do custo de produção.

O encontro foi articulado pela Frente Parlamentar Nacional de Apoio à Vitivinicultura, presidida por Hamm, e pela Frente Parlamentar da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Elton Weber.

“Apresentamos a ministra uma das principais demandas do setor e vamos somar esforços para buscar uma definição antes do início da colheita, repondo de fato o valor do custo de produção”, afirmou Afonso Hamm.

Durante a reunião, os presidentes da Fetag, Carlos Joel da Silva, e da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, e os produtores reivindicaram a criação de uma linha específica de crédito para a compra da safra, com prazo de 12 meses para capital de giro até a venda do produto final.

A ministra sugeriu que seja construída uma agenda com técnicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, que já desenvolveu um modelo similar de crédito de estocagem em vigor para o café nas regiões de São Paulo e Minas Gerais.