sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Morning call: mercados reagem positivamente à telefonema de Biden e Xi Jinping e diminuição das pressões regulatórias na China

As ações globais ensaiam uma recuperação no fechamento da semana: na Ásia, as principais bolsas encerraram o dia no positivo, o que também se verifica no recém aberto mercado europeu e nos futuros de índices dos EUA, que subiram à medida que as preocupações dos investidores diminuíram sobre a redução do estímulo pelos bancos centrais e a repressão regulatória na China.

O índice futuro do S&P 500 avança 0,4% após o benchmark ter registrado o maior período de perdas desde junho. Já o Stoxx Europe 600 reduziu as perdas semanais, após a sinalização de que seu Banco Central está “calibrando”, mas não diminuindo o apoio monetário emergencial. As ações da tecnologia chinesa subiram depois que um relatório esclareceu que Pequim não vai impedir a aprovação de novos jogos eletrônicos.

Os mercados têm oscilado entre a esperança e a preocupação, à medida que a disseminação contínua do coronavírus mina a recuperação econômica e aumenta a inflação de choque de oferta, mesmo com os bancos centrais reafirmando uma postura acomodatícia. Ainda assim, o mercado de ações dos EUA está caminhando para a maior queda semanal desde 16 de julho, ameaçando fazer de setembro o primeiro mês deficitário desde janeiro.

As ações europeias avançaram pela primeira vez em quatro dias, com as garantias do banco central dissipando as preocupações de que uma eventual redução dos estímulos prejudique as atuais condições econômicas.

Os investidores também avaliam um telefonema entre o presidente Joe Biden e o chinês Xi Jinping para ver se ainda há tempo parra estreitar a relação entre ambos, que até aqui não tem sido das mais amistosas. O Índice Composto de Xangai atingiu a maior alta em seis anos
Entre as commodities, o petróleo vai subindo, com os investidores ignorando a confirmação da China de que liberou petróleo de suas reservas estratégicas.

Por aqui, caminhoneiros que protestam há três dias na Esplanada dos Ministérios começaram a deixar o local na tarde desta quinta-feira, 9. De acordo com nota da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, “a maior parte das estruturas e dos caminhões foram retirados do local”.

A Secretaria de Segurança Pública do DF afirmou que há um “avanço das tratativas” para a desocupação dos caminhoneiros e que “a previsão é que as vias N1 e S1 – entre a Catedral e a Avenida José Sarney – sejam desobstruídas” até a sexta-feira. “O acesso à Praça dos Três Poderes segue restrito, protegidos por gradil e por policiais militares”, informou a secretaria sobre a previsão.

Em sua tradicional live de quinta-feira, o presidente Bolsonaro pediu um “um tempinho” a apoiadores para que compreendam o teor da nota em que recua de ataques aos demais Poderes, sobretudo ao Supremo Tribunal Federal, alvo da ira dos caminhoneiros. O presidente citou como fatos positivos a imediata recuperação da bolsa de valores e a queda do dólar, o que influencia no preço dos combustíveis.

Bolsonaro afirmou que sofre muitas cobranças e que algumas são injustas: “Eu só sou o chefe da nação. Estou com vocês, eu com tô com o povo, onde o povo estiver, estarei. Para mim é mais fácil ficar dentro do Alvorada, cuidar da minha vida, abandonar o povo. O que é comum, infelizmente, muitos políticos agirem dessa maneira”.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,