sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: mercados globais operam próximos de suas máximas históricas na reta final do mês de agosto

A semana inicia com os futuros em Wall Street operando estáveis, após um fechamento positivo na Ásia (com exceção da China) e um início promissor no recém aberto mercado europeu, com a maior parte de seus principais índices, igualmente em terreno positivo, sinalizando mais um voto de confiança em Jerome Powell. Na sexta-feira em Jackson Hole, o chairman do FED seguiu afirmando que o apoio à política monetária na era da pandemia só será retirado de forma cautelosa e gradual.

Powell não deu um cronograma específico para redução do estímulo e os investidores aguardam agora pelos dados do Payroll na sexta-feira, para avaliar se a recuperação econômica merece uma redução mais rápida. Números fortes podem estender a primeira inclinação semanal da curva de juros do Tesouro desde o mês julho.

Na Ásia, o Japão liderou os ganhos e as ações de tecnologia chinesas avançaram depois de uma semana de perdas para o setor. O foco na China permanece no lado regulatório de Pequim contra as indústrias privadas. Um comentário na mídia estatal chinesa descreveu a repressão do presidente Xi Jinping como uma “revolução profunda” que varreu o país e advertiu que qualquer pessoa que resista será punida .

Assim, o cenário segue o mesmo, com os bancos centrais ainda cautelosos em reduzir o apoio à política monetária, em parte para conter a inflação, em outra ainda medindo os possíveis atrasos causados pela variante delta. As ações globais seguem próximas de máximas históricas, sugerindo que os mercados esperam que as autoridades sejam capazes de alcançar esse delicado equilíbrio.

Os mercados de commodities estão focados no furacão Ida . Os contratos futuros de gasolina nos EUA saltaram depois que a tempestade atingiu a costa da Louisiana, interrompendo o fornecimento de energia, fazendo com que o petróleo também opere em queda.

Por aqui, o Brasil registrou a média de 679 mortes diárias pela covid-19 neste domingo, 29. Em 24 horas, foram confirmados 278 óbitos pela doença, chegando ao total de 579.330 vítimas do novo coronavírus no País. Os números de internações têm caído, mas especialistas alertam para a necessidade de manter medidas para evitar o contágio, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

A média móvel de óbitos é a menor registrada em um domingo desde 27 de dezembro, quando o índice foi de 625 mortes.

Na campanha de vacinação contra a doença, o País chegou a 28,3% do total da população com o esquema vacinal completo. Além disso, outras 129.114.566 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Nas últimas 24 horas, foram aplicadas 443.388 primeiras doses.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos