qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

– Morfologia revelará grandes campeonatos do Cavalo Crioulo na Expointer

Entre os dias 8 e 11 de setembro 252 exemplares da raça Crioula entram em pista no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), para conhecer os grandes campeões do ano na final da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Depois da realização de Exposições Passaporte e duas Prévias Morfológicas, chegará o momento de saber quem serão os melhores do ciclo nas diversas categorias, que no final culminam nos grandes campeonatos tanto para as fêmeas quanto para os machos.

Na categoria fêmeas o jurado será Mauro Ferreira, criador e ex-presidente da ABCCC. Ele será secretariado na avaliação pelo filho Diogo e pelo sobrinho Pedro, jurados concursados da entidade. “Recebi com muita alegria e responsabilidade o convite do Conselho Técnico da nossa associação para julgar as fêmeas na próxima Expointer. Sou um admirador confesso dos parâmetros seletivos da raça Crioula. Acho que a rápida evolução que experimentando nas últimas décadas é prova do acerto deste processo seletivo”, observa.

Ferreira salienta também o nível dos ventres selecionados que já se anuncia como de costume muito bom e muito parelho e que fazer estas filas e encontrar nelas os melhores exemplares deve ser uma tarefa difícil mas muito bonita de ser executada. “Procuro sempre que entro em uma pista morfológica me posicionar muito mais como um observador do que como um jurado. Deixo que os conjuntos entre si disputem e imponham a sua categoria ficando para o jurado apenas a função de referendar a atuação de cada um em pista. Esse olhar claro e livre de qualquer pressão e qualquer preconceito buscando o resultado da disputa em pista é o que mais me ajuda a encontrar os melhores exemplares”, ressalta.

Já na categoria machos, a avaliação será de Carlos Marques Gonçalves Neto, técnico da associação e que pela primeira vez será jurado de uma final da Morfologia. Ele destaca que as perspectivas são grandes, das melhores possíveis, com os melhores animais apresentados neste ciclo. “Alguns cavalos repetirão suas participações na grande final, outros vêm pela primeira vez, mostrando assim a evolução da raça a cada ano. Temos observado o crescimento demonstrado em qualidade e este ano não foi diferente nas Exposições Passaportes e nas Prévias”, frisa.

Gonçalves Neto espera que todos estes animais cheguem à final nas suas melhores condições, se apresentem de forma boa. “É com muito foco, responsabilidade e concentração que tenho esta tarefa de selecionar estes machos. É um prazer enorme, uma alegria muito grande para desempenhar este julgamento, sendo didático e claro nas explicações, pois assim solidificamos o julgamento, deixando mais transparente e claro para realizar as decisões”, destaca.

 

Confira a programação

08 de Setembro de 2021 (Quarta-feira)

09h às 12h – Admissão dos animais da Morfologia Expointer – Machos (ordem do catálogo)

14h às 17h – Admissão dos animais da Morfologia Expointer – Fêmeas (ordem do catálogo)

09 de Setembro de 2021 (Quinta-feira)

8h – Início do julgamento – Morfologia Expointer – Categorias Potranco Menor e Potranco Maior

14h – Cont. julgamento – Morfologia Expointer – Categorias Cavalo Menor e Cavalo Adulto

10 de Setembro de 2021 (Sexta-feira)

07h30min – Cont. julgamento – Morfologia Expointer – Categorias Potranca Menor e Potranca Maior

13h30min – Cont. julgamento – Morfologia Expointer – Categorias Égua Menor e Égua Adulta

11 de Setembro de 2021 (Sábado)

08h – Início da transmissão ao vivo

08h30min – Julgamento Morfológico dos Campeonatos – Morfologia Expointer

14h – Julgamento Morfológico dos Grandes Campeonatos – Morfologia Expointer