sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: mercados interrompem recuperação em véspera de comunicado do FED

As ações globais apontam para uma correção neste início de quinta-feira, em meio a um recuo nas ações de tecnologia e uma dose extra de cautela antes da reunião do Federal Reserve, que pode fornecer mais pistas sobre sua abordagem para reduzir os estímulos.

O índice Stoxx Europe 600 cai 0,6%, puxado pelas ações de tecnologia e varejistas. O índice da Ásia-Pacífico da MSCI interrompeu a sequência recente de ganhos, com os nomes chineses de tecnologia caindo devido aos resultados decepcionantes e a repressão de Pequim às indústrias privadas.
Os futuros de ações dos EUA caíram após outro fechamento recorde para o S&P 500 e o Nasdaq 100.

As opiniões estão divididas sobre se o discurso do presidente Jerome Powell na reunião de Jackson Hole amanhã, fornecerá toda as respostas sobre a redução do apoio emergencial do Fed. Embora a recuperação econômica em curso e a inflação elevada contribuam para o início da normalização da política, a cepa do vírus delta de rápida disseminação ameaça um ritmo de recuperação mais lento do que alguns esperavam.

Entre as commodities, o petróleo bruto WTI caiu para cerca de US $ 68 o barril, interrompendo uma recuperação impulsionada por apostas de que a demanda deve superar o impacto da variante delta na recuperação econômica. O ouro caiu abaixo de $ 1.790 a onça e o Bitcoin caiu para cerca de $ 47.000.

Por aqui, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou abertura de processo de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo ele, Bolsonaro não apresentou elementos mínimos para justificar a medida. No início do mês, a Câmara já havia barrado outra intenção do presidente: a de retomada do voto impresso.

No diagnóstico do presidente do Senado, o arquivamento também pode ter a consequência política de “restabelecer a relação entre os Poderes”. “Quero crer que essa decisão possa constituir um marco de restabelecimento das relações entre os poderes, pacificação e união nacional”, disse, ao ler sua decisão. Eleito para o comando do Senado com o apoio de Bolsonaro, Pacheco não fez críticas à conduta do presidente de apresentar uma denúncia vazia.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos