qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: mercados globais ensaiam mais um dia de recuperação com destaque para ações de tecnologia

Tudo no positivo: as ações europeias operam em alta, junto aos futuros de índices dos EUA, que acompanham a alta das ações de tecnologia na China, o que alimentou um clima de maior otimismo também nos já encerrados mercados asiáticos.

As ações de tecnologia estão também entre as de melhor desempenho no índice Stoxx Europe 600, enquanto as matérias-primas lideraram o avanço, já que o petróleo bruto ampliou os ganhos junto com a maioria dos metais industriais.

Os mercados começaram a semana com uma forte recuperação global, à medida que os investidores diminuem as preocupações com a variante delta, levando-os às compras em ações ligadas á tecnologia. Embora não haja nenhuma indicação de que a repressão regulatória da China diminuirá, a ausência de novas iniciativas significativas nos últimos dias ajudou a atrair os “caçadores de pechinchas” para a Ásia.

Os dados mais recentes dos EUA vieram mistos: as vendas de casas em julho ficaram mais altas do que o esperado, enquanto o crescimento nas fábricas e serviços dos EUA desacelerou para uma baixa de oito meses. Os investidores também estão monitorando a agenda econômica de US $ 4,1 trilhões do presidente Joe Biden, com votos importantes ainda a serem confirmados na Câmara dos Representantes.

Por aqui, sem consenso em torno da divulgação de uma nota contra as ameaças feitas por Jair Bolsonaro à democracia, governadores de 24 Estados e do Distrito Federal decidiram propor ao presidente e aos outros chefes de Poderes uma espécie de reunião de pacificação e de normalização institucional do País.

No encontro do Fórum dos Governadores, realizado em Brasília – com a maioria dos presentes participando de forma virtual –, não faltaram críticas ao comportamento de Bolsonaro e foi unânime a tese de que o atual clima de instabilidade política é prejudicial para todos. A ideia de divulgar um manifesto formal contra o presidente, no entanto, dividiu opiniões, especialmente porque poderia apenas ampliar o clima de instabilidade, sem resolver a situação.

Para sair do impasse em torno do manifesto e não deixar de mandar uma clara mensagem de insatisfação ao presidente, a ideia de marcar um encontro com Bolsonaro e os demais representantes de Poderes foi proposta pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

A sugestão foi tratada como uma espécie de tentativa final de restabelecer alguma normalidade no País, além de abrir caminho para que o presidente tenha uma espécie de “saída honrosa” para recuar dos ataques que vem fazendo contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e das ameaças às eleições do próximo ano.