sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Justiça aceita denúncia contra prefeito de Bagé Divaldo Lara

Agora, o processo permanece tramitando na esfera judicial até a sentença final.
Foto: Jornal Minuano

A Justiça Criminal, através da 4ª Câmara do Rio Grande do Sul, aceitou uma denúncia feita contra o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB) e mais oito pessoas. De acordo com o processo, referente à Operação “Factótum”, os investigados, teriam agido de forma conjunta, com o objetivo de obterem, direta e indiretamente, vantagens de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais contra a administração pública. Em 2019, o prefeito foi afastado do cargo por 180 dias. Agora, o processo permanece tramitando na esfera judicial até a sentença final.

Em sessão telepresencial realizada em abril deste ano, a denúncia oferecida pelo Ministério Público, ajuizada em agosto de 2019, contra Divaldo e outras oito pessoas foi recebida integralmente pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS, por unanimidade. Conforme a denúncia, os crimes ocorreram de janeiro de 2017 a outubro de 2018, quando foi deflagrada a fase ostensiva da Operação Factótum, período em que o prefeito, segundo o processo, líder da organização criminosa, agentes políticos, empresários e servidores públicos causaram um prejuízo superior a R$ 1,2 milhão aos cofres municipais.

A denúncia foi assinada pela procuradora de Justiça Ana Rita Nascimento Schinestsck, coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, que representou o MPRS na sessão da 4ª Câmara desta quinta-feira, e pelos promotores de Justiça Antonio Képes, da Procuradoria de Prefeitos, e Cláudio Morosin Rodrigues, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e