qua, 22 de setembro de 2021

Aplateia Digital - 18-19/set/2021

Última Edição

Bastidores – Porta voz da fronteira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O vereador Thomaz Guilherme conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores um ante projeto de lei com o objetivo de adequar as condições oferecidas pelo Poder Público municipal às novas normas estabelecidas pelo Governo Federal, através da Lei nº 13.874, para desburocratizar o exercício da atividade econômica e diminuir os entraves enfrentados pelos cidadãos que desejam produzir um bem ou oferecer um serviço. A proposta, que precisa agora ser encaminhada pelo Executivo na forma de Projeto de Lei, prevê a instituição de medidas para diminuir a burocracia na abertura de negócios, ajudar na redução de custos para empreender e, assim, para a geração de empregos e renda, o que é fundamental para o desenvolvimento do município.

Construções retidas

A necessidade de atualização na legislação municipal, aparentemente, é a principal causa da demora que vem ocorrendo na liberação de licenças de construção em Livramento. A lei que amparava certas medidas venceu e, com isso, as novas licenças ficaram represadas. Profissionais do setor da construção civil estão preocupados – e indignados.

Academia da fronteira

Sempre dedicado à luta pela produção e pela valorização artístico-cultural na fronteira, o promotor e coordenador do tradicional “Armazém Literário” de Livramento, Jorge “Poeta” dos Santos, com apoio da esposa Eliete e da também incansável escritora e ativista cultural Maira Araújo, organiza a criação da Academia de Letras e Artes da Fronteira Oeste – ALAFO, entidade de caráter binacional que pretende reunir escritores e artistas de várias partes do Brasil e do Uruguai. A ALAFO já tem constituíção legal e deve ser lançada em breve.

Defesa animal

A Câmara de Vereadores passa a contar com uma Frente Parlamentar específica para atuar na defesa do bem-estar e proteção dos animais em Livramento. A proposição, do vereador Dagberto Reis, envolverá legisladores dos diferentes partidos na discussão, não só dentro do próprio Parlamento mas também com órgãos de proteção dos animais, entidades e protetores independentes, visando à instituição de políticas públicas e medidas efetivas para a proteção e valorização da vida animal, com boa saúde e alimentação.

Papo de jovem

O vereador Rafa Castro abraçou a campanha nacional promovida pelo Conselho Nacional da Juventude e outras instituições, denominada #AgostoJovem, e na última quinta, Dia Internacional da Juventude, saiu às ruas do centro de Livramento com o intuito de conversar com a gurizada sobre sonhos e projetos de estudo e trabalho e também sobre direitos da juventude – como a ID Jovem, que garante benefícios de gratuidade no transporte interestadual e meia entrada em eventos diversos – e como o jovem pode acessar esses direitos. Em breve, a ação será realizada pelo Gabinete do vereador em outros locais.

Ação integrada

A Câmara de Vereadores vai se integrar na prática ao projeto Ecossistema de Inovação, que envolve as universidades brasileiras e uruguaias da fronteira, Intendência e Prefeitura Municipal, além de outras entidades e da sociedade civil visando a promoção de um ambiente favorável para o desenvolvimentos da região, desde o aspecto econômico como nas áreas de tecnologia, cultura, turismo e educação. Na última quinta, o professor Leonel Furtado, a coordenadora de Vinculação da UTEC, Maíra Albornoz, e a gestora de Inovação Fernanda Araújo, integrantes da Área B do projeto, apresentaram a ideia aos vereadores, destacando que o Parque Tecnológico que será erguido em Rivera é parte desse processo e será um grande propulsor do Ecossistema de Inovação.

Troféu “Mulher Negra” 2021

A jornalista santanense Cibele Silva, integrante da equipe de imprensa do Progressistas gaúcho, foi homenageada na última quinta, 12, com o troféu “Mulher Negra – Tereza de Benguela”, pelo Afro-Progressistas RS. A cerimônia faz parte das comemorações do Dia Nacional da Mulher Negra, instituído em 25 de julho e concedido a mulheres negras que se destacam com trabalhos na sociedade voltado à valorização da cultura negra. Cibele, uma das coordenadoras do Projeto Social Rosas de Ouro, de Livramento, recebeu o troféu das mãos do presidente do partido no Estado, Celso Bernardi, juntamente com a também homenageada Deise Nunes, Miss Brasil de 1986 e, atualmente, destacada empresária no Rio Grande do Sul.

Diálogos por Sant’Ana

A Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL retomam nesta próxima semana o projeto “Diálogos por Sant’Ana”, reunindo lideranças políticas e empresariais para discutir possibilidades visando o desenvolvimento econômico e social do município. O próximo encontro será segunda, 15, no salão de atos da CDL.

Mais esportes

O vereador e narrador esportivo Felipe Torres Pinto procurou nesta semana a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Sandra Pontes, para conversar a respeito da situação do esporte em Livramento, principalmente em relação ao futebol amador e outras atividades nas quais o município sempre registrou grande participação comunitária. Felipe está desenvolvendo um trabalho de buestímulo à prática de esportes para a retomada das ativisca de recursos para a aquisição de material esportivo pensando em projetos de estímulo ao esporte nos bairros. Além disso, segundo ele, já há um grupo de esportistas locais se movimentando inclusive para criar uma nova entidade para promover e fortalecer o futebol amador, considerando principalmente as dificuldades enfrentadas pela atual liga que representa os clubes. O Vereador gostou da receptividade e disposição demonstrada pela Secretária e acredita no desenvolvimento de um bom trabalho nessa área.