sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Livramento sediará em janeiro a 20ª edição do Mercotexel e a 9ª Nacional do Texel

tratativas para realização da exposição já iniciaram, o evento homenageará o ovinocultor santanense Claudino Loro, um dos pioneiros na raça Texel no país
Legenda da esquerda para a direita: Oscar Collares, de Bagé, presidente da ABCONC (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, Elton Enick, presidente do Núcleo Santanense de Criadores de Texel, Jorge Peor, do Paraná, vice-presidente da Brastexel (Associação Brasileira de Criadores de Texel)

Em 2022, o calendário de exposições de ovinos em Livramento promete movimentar a Capital Nacional da Ovinocultura, pois além da já confirmada edição especial da Fenovinos para o mês de junho no munícipio, também está em andamento as tratativas para a realização da 20ª edição do Mercotexel e 9ª Nacional do Texel que ocorrerá no mês de janeiro. Algumas questões ainda estão sendo estudadas, entre elas a data da exposição que ainda depende de uma confirmação de eventos como a Feovelha, de Pinheiro Machado, e a Agrovinos, em Bagé.

Na segunda-feira (6), o vice-presidente da Associação Rural de Livramento, Jair Menezes, recebeu a visita da comissão organizadora do evento, tendo como responsável o produtor rural Elton Enick, proprietário da Cabanha Dom Enick, e presidente do Núcleo Santanense de Criadores de Texel. O encontro contou com a presença também de Jorge Peor, do Paraná, vice-presidente da Brastexel (Associação Brasileira de Criadores de Texel) e Oscar Collares, de Bagé presidente da ABCONC (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos).

Durante a reunião, foram discutidos alguns temas como estrutura do evento que ocorrerá no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho e poderá, inclusive, ser um teste para a realização da FENOVIVOS que ocorrerá em junho com uma grande programação. Outro ponto que já ficou definido é que a 20ª edição do Mercotexel será em homenagem ao produtor rural santanense Claudino Loro, um dos precursores na criação da raça Texel no Brasil. “A reunião foi muito produtiva, quando nós acertamos alguns detalhes com a diretoria da rural a respeito do evento. O Mercotexel vai abrigar produtores de todo o Brasil, até de outros países, e esperamos fazer uma grande exposição, aqui, no mês de janeiro”.

Segundo Jorge Peor, vice-presidente da Brastexel, a realização da 9ª Nacional em Livramento será uma grande oportunidade de os produtores da raça apresentarem animais após quase dois anos sem atividades por conta da pandemia. “Trazer a feira para cá é muito importante por esses motivos. Inclusive, nós iremos realizar um remate virtual após os julgamentos e vamos convidar todos os nossos parceiros para participar”, disse.

O presidente da ABCONC, Oscar Collares, destaca que a retomada das duas feiras será muito importante para todo a região da fronteira e campanha, que berço da ovinocultura no país. “ Será com certeza um grande evento. E nossa associação estará participando. Para ter uma ideia do tamanho da ABCONC, hoje, os Ovinos Naturalmente Coloridos são o segundo maior número de animais escritos na EXPOINTER. Então, todos esses produtores também deverão vir a Livramento participar do Mercotexel e da Nacional do Texel. A exposição será um sucesso tenho certeza”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos