sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Curso gratuito sobre Enfrentamento da Violência Sexual abre 500 vagas

Equipe do PIM
Equipe do PIM

O Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Prefeitura Municipal de Santana do Livramento (Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Assistência e Inclusão Social), e GT de Enfrentamento da Violência Sexual, promovem o curso de Enfrentamento da Violência Sexual  contra Crianças e Adolescentes que tem carga horária de 50h e será realizada entre 16/08/2021 e 23/10/2021 na modalidade EAD e ofertando 500 vagas.

O curso é destinado a todas as pessoas que atuam na rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Santana do Livramento. Entre elas, profissionais da educação da rede municipal, estadual e privada, profissionais da assistência social (CREAS, CRAS), profissionais da saúde como agentes de saúde, profissionais do PIM, profissionais das Unidades Básicas de Saúde, profissionais da Santa Casa de Misericórdia, integrantes do COMDICA, integrantes de Conselhos Municipais: da Saúde, da Assistência Social e da Educação, Conselho Tutelar, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, UNAMOS, Associações de Bairro, Pastoral da Criança, Integrantes do Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero, etc.

Período e forma de inscrição

Período e forma de inscrição: O(a) interessado(a) fará a pré-inscrição através de Formulário Google Docs entre 22/07/2021 a 06/08/2021. A inscrição será confirmada por email.

Período de realização do curso: 16/08/2021 e 23/10/2021.

Estrutura do curso: O curso será organizado em cinco módulos. Cada participante inscrito(a) receberá por e-mail as orientações para acessar o Moodle da UERGS. Cada módulo ficará disponível por duas semanas. Nele o(a) participante encontrará videoaulas obrigatórias, leituras obrigatórias e material não-obrigatório, como fórum, leituras complementares, etc.

Na segunda semana de cada módulo também acontecerá um espaço síncrono (atividade não-obrigatória) onde será possível conversar com professores(as) do módulo, participantes, debater e tirar dúvidas. Esse encontro será realizado via Google Meet e terá 250 vagas, sendo a entrada na sala autorizada por ordem de chegada. A atividade síncrona será gravada e disponibilizada para acesso a todos(as) participantes do curso.

Avaliação: Para receber o certificado, cada participante deve acessar, no mínimo, 75% do material obrigatório do curso (videoaulas e leituras obrigatórias), sendo o controle realizado através do registro na Plataforma Moodle.

Também será obrigatória a realização de um trabalho em grupo no qual será colocado em prática o que foi trabalhado na formação. Cada grupo de participantes deverá realizar uma atividade prática sobre o tema em escola ou unidade básica de saúde, etc, registrando a mesma em vídeo e disponibilizando o link no fórum final do curso. Curso sobre Atuação em Rede no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Programação

Módulo 01 – Bases da violência e a seu enfrentamento em rede (16/08/2021 a 29/08/2021)

– Desigualdades de gênero como base da violência sexual contra crianças e adolescentes (Profa. Dra. Cassiane da Costa, UERGS)

– Sobre a rede de enfrentamento no Brasil

(rede estatal e não estatal) – funcionamento e papel da rede hoje, compreensão do papel do agente na rede, fundamentação teórica, fortalecimento dos mecanismos da rede, papel de todos, sociedade contra o problema (estar todos atentos, cobrar) (Integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes)

– O que fazer diante da suspeita de uma situação de violência em Santana do Livramento?

direcionamento para que organização, fluxogramas, protocolos, como acontece atualmente no município, o que pode melhorar (Profissional do CREAS, Conselho Tutelar)

– Sobre a Rede de Enfrentamento no Uruguai (Representante do INAU)

– Vídeos de apresentação de organizações que integram a rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e da rede de enfrentamento à violência contra a mulher como Conselho Tutelar, CREAS, Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua, Fórum Binacional de Enfrentamento à Violência de Gênero, Pastoral da Criança, Polícia Civil, Brigada Militar, MPE, Santa Casa, CRM, etc…

Módulo 02 – Aspectos legais (30/08/2021 a 12/09/2021)

– Evolução histórica no ordenamento brasileiro (Adv. Daniele Pereira)

– Disposições preliminares: interpretações do ECA (Adv. Daniele Pereira)

(focar em alguns artigos principais)

– Apontamentos Socioantropológicos sobre a Proteção Integral da Criança e do Adolescente (Prof. Marta Torres)

– Crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil (Prof. Dr. Marcelo Mayora Alves, Unipampa)

(falar também das responsabilidades das organizações e pessoas– ver sobre a questão da publicização conforme a legislação)

– O que acontece após a denúncia (Profa. Dra. Vanessa Dorneles Schinke, Unipampa)

– Abordagem da mídia sobre esse tipo de violência (quem?)

(também solicitar ao Conselho Tutelar para fazer ofício e enviar aos canais de comunicação no município)

Módulo 03 – Olhares a partir da Psicologia e da Assistência Social (13/09/2021 a 26/09/2021)

– Sinais de violência sexual (Psicólogas Ana Paula Safons Schardosim e Roseli Ribeiro Ortiz)

– Sobre a exploração sexual (Ass. Social Vanessa da Rosa Ventimiglia)

– Acolhimento adequado (Assistente Social Júlia)

– Culpabilização das vítimas (Psicóloga Luciana Rocha de Silveira Larruscahim)

Falar também sobre os agressores

– Marcas da violência sexual e a importância do atendimento psicológico para as vítimas (Psicóloga Éden e Prof. Dra. Martha Giudice Narvaz)

Módulo 04 – O papel da escola (27/09/2021 a 10/10/2021)

– A educação no enfrentamento às desigualdades de gênero (Profa. Dra. Suzana Cavalheiro de Jesus, Unipampa)

– Educação sexual (Profa. Dra. Juliana Rizza, FURG)

como trabalhar na educação infantil, séries iniciais e séries finais do ensino fundamental

– Bases legais da educação sexual (Prof. do GESE FURG)

– Prevenção ao abuso sexual (Prof. do GESE FURG)

– Política Uruguaia de enfrentamento à violência de gênero na educação (Profa. Alejandra Notejane)

Módulo 05 – Questões da área da saúde (11/10/2021 a 23/10/2021)

– Atendimento Humanizado (quem?)

– Experiência do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai) no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – POA

– Experiência do Serviço de Referência para Atendimento de Vítimas de Violência sexual do HUSM

– Responsabilidades legais no atendimento a vítimas de violência sexual (Husm, Hospital PoA, Defensoria Pública ou MPE)

Link para Inscrição 

Pré-inscrição no curso: “Atuação em Rede no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos