qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Estamos falando de uma suspeita”, diz secretário sobre variante Delta

O caso suspeito ainda está isolamento e não apresenta mais sintomas

Na manhã desta terça-feira (13), o governo municipal realizou pronunciamento referente à nota emitida pelo governo do Estado sobre um caso suspeito da variante Delta em Sant’Ana do Livramento.

Em coletiva de imprensa realizada no Salão Nobre da Prefeitura, o secretário municipal de saúde, Paulo Vargas, evidenciou o gerenciamento que vem sendo feito pelos órgãos responsáveis e frisou que esse caso é suspeito, ainda não há confirmação.

Segundo a coordenadora de epidemiologia, enfermeira Gabriela Formoso, o exame já foi encaminhado a Fiocruz para ser realizado o sequenciamento genômico e o município aguarda o resultado de confirmação ou não dessa suspeita.

Gabriela explicou ainda o procedimento realizado com pacientes que chegam do exterior com sintomas de covid.  “Todos os pacientes que chegassem com sintomas de covid-19, que tivessem vindo do interior, teriam que ser coletados PCR, apesar de já ter exame positivo, pra ser encaminhado ao Lacen, em função das variantes de importância. Na sexta à noite recebi um comunicado do estado de que haveria um provável caso de variante delta no município”.

A coordenadora do ambulatório Covid, enfermeira Iana Hass, informou que desde maio, o ambulatório tem a conduta de todo paciente que viaja para um estado diferente ou para o exterior, realizar o exame PCR e encaminhar para o laboratório externo. “E assim aconteceu com esse paciente, durante triagem descobrimos que esse paciente havia viajado, então encaminhamos para o laboratório externo. A partir do estudo feito pelo laboratório, tem-se essa provável suspeita”, declarou Iana.

Os dois casos divulgados pelo governo do Estado são os primeiros suspeitos no Rio Grande do Sul, em relação a variante delta.

 

 

Debora Castro

debora@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos