qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Ex-secretário de agricultura do RS assume a Frente Parlamentar da Suinocultura no Congresso Nacional

O deputado federal Covatti Filho reassumiu oficialmente a presidência da Frente Parlamentar da Suinocultura no Congresso Nacional. O ato aconteceu em reunião com representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e de entidades estaduais do setor.​
O parlamentar destacou que o grupo político já trabalha ações para reduzir o custo de produção, que, no Rio Grande do Sul, subiu cerca de 44% nos últimos 12 meses. Segundo ele, já foi formalizado nos ministérios da Agricultura e da Economia o pedido de isenção de PIS e da COFINS sobre a importação de milho e também sobre a comercialização no mercado interno, além de redução do imposto no transporte de cabotagem. “O Governo Federal já isentou o imposto de importação, mas a medida é insuficiente para reduzir o custo do principal componente da ração animal. Desta forma, é necessária a isenção temporária dos demais impostos, como o PIS e Cofins. Essa é a nossa prioridade em curto prazo”, defendeu Covatti.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pediu atenção especial da Frente Parlamentar para o fortalecimento do Plano Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC). “Iniciamos um projeto piloto para vacinação de suínos no Estado de Alagoas e agora precisamos garantir os recursos para vacinar o rebanho nos demais estados não livres de peste suína. Certamente, com o controle e erradicação da PSC em todo território nacional, teremos maior segurança e colocaremos a suinocultura brasileira em um outro patamar”, destaca Lopes. Nos próximos dias – data a confirmar – os membros da Frente Parlamentar se reunirão com a Ministra Tereza Cristina para entregar a pauta de reivindicações. Também devem participar lideranças do setor.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.