sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: segundo semestre começa em alta para mercados da Europa e futuros em NY

 

As ações europeias operam em alta firme, a exemplo dos futuros de ações dos EUA, com os investidores se antecipando ao payroll, após uma queda generalizada nas ações da Ásia, onde já é possível identificar sinais de que os novos surtos da Covid-19 estão prejudicando a produção regional.

O Índice Stoxx Europe 600 subiu ao lado dos contratos no S&P 500 depois que os dois índices completaram uma de suas melhores performances para um primeiro semestre em mais de duas décadas. As ações de viagens se recuperaram após vários dias de perdas. Na Ásia, a maioria dos principais mercados de ações registrou quedas modestas depois que os índices dos gerentes de compras sugeriram que as restrições impostas para combater o vírus haviam minado a produção em partes do continente.

O relatório da folha de pagamento (payroll), que será divulgado na sexta-feira, fornecerá uma fotografia do progresso econômico, ajudando a moldar as expectativas de quando o Federal Reserve poderá começar a reduzir os estímulos. O petróleo opera em alta antes de uma reunião entre os produtores da OPEP + sobre a política de produção, ao mesmo tempo em que um impasse nas negociações nucleares iranianas se arrasta.

Os mercados começam o segundo semestre enfrentando desafios das variantes do Covid-19 e a perspectiva de diminuição do apoio à política monetária em meio a pressões inflacionárias. Isso está levando a previsões de uma aceleração da volatilidade e provocando questões sobre se as apostas vinculadas à reabertura econômica – como ações cíclicas e rendimentos mais altos do Tesouro de longo prazo – irão prosperar.

Por aqui, o responsável pela Davati Medical Supply nos Estados Unidos, Herman Cárdenas, disse ao Estadão que o nome de Luiz Paulo Dominguetti Pereira foi incluído em comunicações com o governo brasileiro sobre oferta de vacinas da AstraZeneca apresentada pela companhia. O nome de Dominguetti foi incluído “a pedido”, de acordo com Cárdenas, sem explicar quem teria feito a solicitação.

Cárdenas afirmou, por e-mail, que Dominguetti “não é representante ou funcionário” da companhia e que “em nenhum momento” chegou à empresa solicitação para aumentar o preço da vacina.

“Incluímos o nome do Sr. Dominguetti no FCO (oferta) que apresentamos ao governo brasileiro porque nos pediram e presumimos que ele fosse representante deles”, afirmou Cárdenas, por e-mail.

Ainda em Brasília, o superpedido de impeachment protocolado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 30, deve ficar parado. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não pretende analisar o documento, pelo menos por enquanto.

“Não será feito agora, né. Tem que esperar”, afirmou a jornalistas. “O que houve nesse superpedido? Uma compilação de tudo o que já existia nos outros e esses depoimentos, quem tem que apurar é a CPI. É para isso que ela existe. Então, ao final dela a gente se posiciona aqui, porque na realidade impeachment, como ação política, a gente não faz com discurso, a gente faz com materialidade”, disse.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos