qua, 24 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Proposta do Centro Pós-Covid 19 ganha apoio de lideranças gaúchas

O vereador Duda Amaral apresentou a ideia, esta semana, a políticos e profissionais da Saúde de vários municípios do Rio Grande do Sul
Líder do governo, deputado Frederico Antunes e o vereador Duda Amaral

O vereador Duda Amaral (Progressistas) esteve na Capital do Estado durante quase toda esta semana mantendo contatos sobre diversas pautas que vem articulando para a comunidade santanense, com atenção especial para a proposta de criação de um Centro de Atendimento Pós-Covid 19, que propõe como meio de ampliar e melhorar a estrutura de atenção a pacientes com sequelas da Covid-19 e familiares de vítimas da doença. A ideia é uma parceria entre Estado e municípios para montar locais exclusivos com atendimento multidisciplinar.
Segundo Duda Amaral, muitas prefeituras já estão oferecendo este tipo de serviço, porém não de forma exclusiva, e sim na mesma estrutura de saúde onde também buscam pacientes com outras enfermidades. A proposta é da criação de ambulatórios específicos para atendimento aos pacientes que se recuperam do vírus, mas enfrentam a seguir diferentes tipos de sequelas, que vão desde aspectos sensoriais até mesmo à capacidade física, necessitando apoio psicológico, assistência social, fisioterapia, educação física, entre outros.
O vereador conversou com especialistas médicos que confirmaram a tendência de aumento significativo do público pós-Covid nos próximos anos. “Além disso, já há grande demanda de atendimentos para os casos eletivos que ficaram represados na pandemia, como me alertou o geriatra Leandro Minozzo, de Novo Hamburgo, com quem conversei sobre itens do projeto”, acrescenta Amaral.
O vereador lembra que já conversou com a prefeita Ana Tarouco, apresentando o plano, e que ela também é uma defensora da ideia.
Em Porto Alegre, esta semana, ele tratou do assunto também com os deputados Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, líder do Governo, e Issur Koch, qu’e preside a Comissão do Mercosul do Parlamento gaúcho, além do presidente estadual do Progressistas, Celso Bernardi, e do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
“A receptividade de todos superou as minhas expectativas. O prefeito Ronnie fez convite para visitá-lo em Uruguaiana e conhecer o atendimento que estão iniciando na cidade. O presidente do Progressistas, Celso Bernardi, pretende tornar a preocupação com os pacientes pós-Covid uma das prioridades do partido na área da saúde. E os três deputados mostraram interesse em ajudar a criar o ambulatório para cuidar das pessoas com sequelas ou que perderam familiar para a doença”, relata. Segundo Amaral, o deputado Frederico Antunes na mesma hora entrou em contato com autoridades do Governo do Estado para tratar sobre a inclusão do tratamento do Pós Covid no orçamento do próximo ano.