qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Controle do javali e capim Annoni são focos do projeto Pró-APA Sustentável

O projeto tem como principal objetivo a redução da degradação da biodiversidade. FOTOS - MATIAS MOURA/AP

Diminuir o impacto de espécies invasoras no bioma pampa e trazer alternativas para a produção pecuária sustentável são alguns dos objetivos do projeto Pró-APA Sustentável, que está sendo desenvolvido pela Alianza del Pastizal com o apoio do ICMBio, através da Unidade de Conservação da APA do Ibirapuitã com recursos liberados pelo GEF Terrestre (Fundo Global para o Meio Ambiente), que tem o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento como agência implementadora e o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) como executor financeiro.

O projeto tem como principal objetivo a redução da degradação da biodiversidade em áreas prioritárias de campos nativos dentro da APA do Ibirapuitã (RS) em Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul através do combate direto e prevenção da invasão do capim annoni (Eragrostis plana) e controle populacional de javalis (Sus scrofa).

Duas empresas santanenses foram contratadas para fazer parte do projeto atuando juntamente com os produtores nas duas frentes de trabalho. Enquanto a Latini Consultoria ficará responsável pelo manejo e controle na área do javali, a Ecopampa Soluções Ambientais fará o trabalho de campo nas propriedades rurais que fazem parte do projeto atuando no combate e controle do capim annoni.
O projeto visa atender aproximadamente 30 propriedades rurais, distribuídas em 6 núcleos, contemplando os quatro municípios que compõem a APA do Ibirapuitã. Com o javali, o estudo está sendo desenvolvido com ajuda do ICMBio, na pessoa do Gestor e Chefe da Unidade de Conservação, Raul Paixão, e com a equipe técnica que instalará câmeras de vídeomonitoramento para medir o impacto populacional dos javalis na região e após a colocação de 30 jaulas de captura nos pontos estratégicos dentro da área abrangente da APA do Ibirapuitã.

Segundo o Coordenador do Projeto Pró-APA Sustentável, Fernando Couto, a iniciativa tem duração de cerca de 30 meses com aplicação de saídas a campo das equipes que utilizaram várias técnicas de manejo dentro das propriedades. “Na parte do javali serão trabalhados 2.250 hectares onde a equipe vai utilizar recurso como drones e câmeras térmicas, onde primeiro é feito um monitoramento da área e posteriormente a instalação das jaulas. Já no outro componente do projeto que é o controle do capim annoni serão cerca de 30 propriedades assistidas abrangendo uma área total de 1.500 hectares”, explicou Couto.
Para o consultor da empresa Latini e membro da Equipe Javali no Pampa, Nilson Molinos, o grande legado do projeto será mostrar aos produtores que com manejo correto é possível produzir e diminuir o impacto das espécies invasoras nas propriedades. “O projeto visa mostrar aos produtores, sobretudo aos criadores de ovinos, que com o consórcio e emprego das técnicas corretas é possível produzir, diminuindo os prejuízos causados por esses animais”, afirmou.

Sobre a Alianza del Pastizal

A Alianza del Pastizal é uma iniciativa em conjunto entre produtores rurais e parceiros institucionais ligados à conservação ambiental, num esforço conjunto para promover a adoção de modelos de produção sustentável no Bioma Pampa. Hoje, a Alianza del Pastizal atua no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai com o objetivo de produzir preservando o meio-ambiente e sua biodiversidade.

FOTOS – MATIAS MOURA/JORNAL APLATEIA

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.