qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Call: inflação ainda preocupa e mercados iniciam a semana sem direção única

As ações asiáticas operam mistas, enquanto os futuros em Nova York trabalham com leve variação negativa neste início de segunda-feira, em meio a alguns picos nos casos da Covid-19 e as preocupações com a inflação ainda pesando sobre os ombros dos investidores.

Na Ásia, as ações chinesas tiveram desempenho superior, ignorando as leituras econômicas abaixo das previsões. O Japão recuou e Taiwan – uma das economias que enfrenta uma explosão de novos casos de coronavírus caiu, enquanto os futuros de ações europeias operam em terreno positivo.

A disseminação do vírus está novamente em destaque na Ásia, já que as vacinações estão atrasadas nas maiores nações desenvolvidas. Cingapura interromperá a maioria das aulas nesta semana e Taiwan está correndo para conter seu pior surto. Em contraste, a média de uma semana de novos casos nos EUA caiu para o nível mais baixo desde junho.

Os rendimentos da dívida americana tiveram sua recente queda aumentada depois que um relatório mostrou que a recente melhora nas vendas do varejo nos EUA estagnou em abril. A maioria das commodities abriu a semana em uma base mais estável, após a volatilidade da semana passada. O Bitcoin foi negociado abaixo de US $ 43.000 após novos comentários do bilionário Elon Musk.

As preocupações de que os formuladores de políticas possam ter de retirar o suporte antes do esperado para conter a alta da inflação pesaram sobre as ações globais. Os investidores esta semana irão analisar as atas da última reunião do Federal Open Market Committee para qualquer discussão sobre a aceleração das pressões de preços e dicas de um cronograma para reduzir as compras de ativos.

A política do Federal Reserve está em um bom lugar agora, disse a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, enquanto minimiza os dados que ela adverte que serão voláteis com a reabertura da economia. O vice-presidente do Fed, Richard Clarida, e o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, devem falar esta semana.

O Fed publica a ata de sua reunião de abril na quarta-feira, que pode fornecer pistas sobre a visão das autoridades sobre a recuperação e como eles definem o termo “transitória” no que diz respeito à inflação

Por aqui, após 15 dias de queda, a média diária de mortes por covid-19 voltou a subir. A média semanal de mortes, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.915 neste domingo, 16. Este é o sexto dia consecutivo que o índice ficou abaixo de 2 mil.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 971 novas mortes pela covid-19. O número de novas infecções notificadas foi de 15.625.218. No total, o País chegou a 435.823 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Até o momento, o Brasil vacinou 38.756.031 pessoas com ao menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 até este domingo, 16. O índice representa 18,3% da população.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.