sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Ministro recebe medalha de Zucco e destaca importância da alfabetização

“Fora da educação não há solução. Como disse Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que você pode usa para mudar o mundo”. A afirmação foi feita esta tarde (12/5) pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco na solenidade de entrega da medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa ao ministro da Educação Milton Ribeiro. Zucco concedeu a honraria em reconhecimento ao apoio decisivo do MEC na implementação do modelo de escolas cívico-militar no RS, projeto de autoria do parlamentar e transformado em lei.
Zucco destacou a importância do ensino de qualidade que o modelo oferece. “Este diferencial fez com que cerca de 50 prefeitos gaúchos já confirmassem interesse de contar com as escolas cívico-militares em seus municípios”, afirmou. Lembrou também que o modelo é responsável por excelente desempenho no cotejo dos principais indicadores do MEC para medir a qualidade do ensino em vários Estados.
Já o ministro da Educação destacou que investir na alfabetização é fundamental e fez uma analogia com uma construção. “A obra, sempre, se inicia pelo alicerce que, no caso da educação, são a alfabetização e os primeiros anos na escola”, disse. Milton Ribeiro revelou que o MEC tem feito profundas mudanças nos livros didáticos e falou do corte de verbas de sua pasta. “O momento é de crise. A economia parou e é preciso estabelecer prioridades. É urgente colocar comida no prato de quem mais precisa, mas logo retomaremos os projetos. Lembro que por muitos anos o Brasil teve muito dinheiro, mas isso não garantiu educação de qualidade”, advertiu.
Antes da solenidade, realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o ministro foi recebido pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, no Paço Municipal. A Capital terá uma escola do modelo cívico-militar.

Foto: Fábio Pilger/Divulgação

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos