sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

POLÍCIA FEDERAL COMBATE IMPORTAÇÃO ILEGAL DE SUCATAS DO URUGUAI PARA O BRASIL

Divulgação PF

Santana do Livramento/RS: A Polícia Federal deflagra, nesta terça-feira (11/05), a Operação La Basura, para desarticular organização criminosa especializada na prática de importação ilícita de sucatas do Uruguai para o Brasil.

Policiais federais cumprem três mandados de prisão e cinco de busca nos municípios de Santa Maria, Doutor Maurício Cardozo e Santana do Livramento, com apoio do IBAMA e da Receita Federal. Também são executadas ordens judiciais para bloqueio patrimonial estimado em 1,8 milhão de reais, com a apreensão de veículos e valores em contas bancárias.

O grupo investigado utilizava empresas de reciclagem formalmente constituídas para dar aparência de legalidade à importação, mediante a expedição de notas fiscais ideologicamente falsas. A Polícia Federal ainda apura como eram utilizados ou comercializados os produtos trazidos para o Brasil, principalmente baterias automotivas usadas, informação que poderá ser esclarecida com a análise do material apreendido na manhã de hoje.

A investigação indica que a organização criminosa chegou a enviar ao Uruguai, mensalmente, cerca de 500 mil reais para pagamento dos fornecedores, através de outro grupo investigado pela Polícia Federal por lavagem de capitais e evasão de divisas.

A Operação foi denominada La Basura, expressão em espanhol que significa “o lixo”.

Mandados expedidos:

CIDADE                                          MANDADO DE BUSCA           MANDADO DE PRISÃO
Santa Maria                                               3                                                  2
Santana do Livramento                          1                                                   1
Doutor Maurício Cardozo                      1                                                   –
TOTAL                                                       5                                                   3

Comunicação Social da Polícia Federal em Santana do Livramento
Fone: (55) 3241-9000/(55) 99125-9987

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,