sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Depoimento da CPI dos Alimentos denuncia uso de arroz com larvas na Casa do Bem

Fato teria acontecido no final do ano passado, a instituição acolhe crianças e adolescentes com até 17 anos
(Foto: Marcelo PInto/AP )

O depoimento da educadora social Julimara Cavalheiro na CPI dos Alimentos, na sexta-feira (07), trouxe a público uma denúncia grave: ela afirmou ter presenciado o uso de alimentos vencidos e com larvas na Casa do Bem. Segundo ela, foi realizada uma ata com a cozinheira do Serviço Municipal de Acolhimento Institucional, relatando o que aconteceu. “Nós fizemos atas com a cozinheira, teve um dia que foi feito arroz vencido, com larvas. Teve que ser limpado e consumido. Tivemos episódio de refrigerantes para as festas de final de ano que estavam vencidos em janeiro de 2020”.
A Casa do Bem abriga crianças e adolescentes com até 17 anos incompletos, que estejam sob medida protetiva de abrigo. Julimara teria avisado à Secretaria de Assistência Social quando presenciou o fato. “Diziam que isso era uma bobagem, que não havia problemas, que muitas vezes a gente ia no mercado e lá tinha alimentos vencido”.
Antes do fim de ano, ainda em meados de agosto outra situação: os leites destinados às crianças estavam com o prazo de validade vencido. “E a resposta dos responsáveis foi que era pra dar o leite, que era bobagem, mas não foi dado”.

PROVAS

Julimara Cavalheiro apresentou atas para comprovar as afirmações, além de fotos dos alimentos. Os documentos foram anexados ao processo, porém não foram divulgados para a imprensa.

ENTENDA A CPI

Aberta no dia 31 de março deste ano, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investiga a suposta destinação de alimentos vencidos armazenados no almoxarifado da Secretaria de Assistência e Inclusão Social. Os donativos foram encontrados pelos vereadores Rafael Castro (PSB), Eva Coelho (PDT) e Enrique Civeira (PDT), durante visita ao local. No pedido, a vereadora Maria Helena (PDT) destacou que houve denúncias de beneficiados que estariam recebendo alimentos com a validade expirada. “(…) há indícios de má administração de bens e verbas públicas de forma que se torna necessária a apuração de tais fatos principalmente pelo atual momento econômico vivenciado pela população mais necessitada, devido a pandemia (…)”, diz no documento.
Além do depoimento de Julimara, outras pessoas também já depuseram, entre elas os ex-secretários da pasta, Carla Saraiva, Lauro Binsfeld e Rafael Castro.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,