sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Saiba quais grupos receberão a vacina contra Covid-19 após os idosos

Deficientes permanentes e doentes crônicos terão preferência no processo

Está prevista para iniciar neste domingo (11), em Sant’Ana do Livramento, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 62 anos. Os ixdosos serão grupo prioritário até que a campanha conclua a imunização de pessoas com 60 anos de idade. A partir daí, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), a idade deixa de ser um critério.
Na próxima fase, pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes serão contempladas independentemente da idade. O PNI também prevê que, dentro da mesma faixa, pessoas em situação de rua, presos, trabalhadores da educação e profissionais do ramo de transporte e logística sejam vacinados.
No entanto, ainda não há como precisar quando isso deva ocorrer. “Não temos previsão para a vacinação quando passar os 60 anos. As doses estão vindo muito pingadas. A gente depende do Estado. Quando fizerem a resolução e encaminharem as doses nós vamos ter todos aqueles itens e toda a lista do que realmente é considerado comorbidade”, explicou a Coordenadora da Imunização no Município, Raquel Levy.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), estima-se que mais de 5 milhões de gaúchos integrem o próximo grupo prioritário no Estado.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,