sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Cabanha do Retiro se despede da ovinocultura com liquidação de plantel Merino Australiano

Segundo o proprietário da cabanha, Orlando Martins, o motivo da venda é por conta do encerramento de um ciclo na ovinocultura gaúcha

A Cabanha Retiro começou suas atividades na ovinocultura em 1955, de forma oficial, com a participação na Exposição estadual agropecuária que acontecia no parque do Menino Deus em Porto Alegre, feira que mais tarde se tornaria a Expointer. Como explica o ovinocultor Orlando Martins, proprietário do estabelecimento. – A Cabanha começou com o meu pai quando nós levamos, naquela época (1955), um trio de borregas para a exposição. Acontecia lá no Menino Deus. E de lá para cá viemos trabalhando com Merino Australiano. Depois, quando deu aquele caso de aftosa em 2001, nós tivemos que abater todo o rebanho, mas como eu tinha guardado semem de carneiro para a reprodução, comprei uns ventres e continuamos dando seguimento naquela genética. Nós participamos também 26 anos da Exposição de Rosário do Sul que era um dos bons mercados de Merino. Tivemos muitas premiações em todas elas. Mas hoje estamos fechando um ciclo na ovinocultura.
Segundo o produtor, como forma de encerramento das atividades na ovinocultura será realizado um remate para liquidação do plantel no dia 14 de maio. O Remate é uma promoção da Cabanha do Retiro e convidados e ofertará 400 ovelhas da raça Merino Australiano, e em torno de 700 ovinos de várias propriedades santanenses. O evento será presencial e acontecerá no centro de eventos da Associação Rural de Sant’Ana do Livramento cumprindo todos os protocolos sanitários e irá observar também a vigência dos decretos. – Dependemos dessa situação para organizar tudo. Com a utilização de máscara, espaçamento entre as mesas. Nós estaremos também recebendo vários convidados que irão ofertar animais de suas propriedades e de todas as categorias, desde cordeiros, ovelhas e animais para abate.
Outro diferencial é que o leilão será realizado no período da tarde para melhor atender os produtores de outros municípios.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,