sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Atendentes de farmácias começam a ser imunizados contra a Covid-19

Segundo a Vigilância Epidemiológica atendentes das drogarias e secretários de consultórios de odontologia receberão a primeira dose do imunizante
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Nesta quinta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica iniciou a imunização dos profissionais que atuam no atendimento de consultórios odontológicos e nos balcões de farmácias de Sant’Ana do Livramento. Com a movimentação na sede da Vigilância nessa manhã, gerou dúvida na população em geral, para saber qual a faixa etária de vacinação. O tema foi explicado pela coordenadora, Raquel Levy. “Hoje estamos vacinando especificamente os profissionais das farmácias que foram informados diretamente sobre a imunização”, afirmou.

Ao todo, são mais de 300 profissionais que atuam em 48 farmácias, além dos consultórios odontológicos, no município. Pelo número alto de estabelecimento, a movimentação é esperada a durante todo o dia para a vacinação.

As vacinas destinadas para esses trabalhadores são específicas: os imunizantes são do laboratório AstraZeneca. De acordo com a vigilância epidemiológica, a ação está ocorrendo de acordo com o Ofício Circular N°57 do Plano Nacional de imunizações, que é emitido pelo Ministério de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde, reafirmou que “considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais”.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos