sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Livramento é a cidade que mais vacinou entre municípios com mais de 50 mil habitantes

Rankig do Estado mostra dado com cenário da imunização
Foto: Marcelo Pinto/AP

Sant’Ana do Livramento é a cidade que mais vacinou pessoas contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 50 mil habitantes no Rio Grande do Sul. O dado começou a ser disseminado pelo vereador Duda Amaral, do Progresssistas. “O Painel da Saúde do Estado neste 5 de abril, Livramento é quem está com a vacinação mais adiantada entre todas as médias e grandes cidades gaúchas, aquelas com mais de 50 mil habitantes. Isso que nem estão contabilizados aí aqueles doble-chapas vacinados em Rivera”, disse o vereador.

Nessa semana, o vereador entregou um Voto de Congratulações aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores para a equipe da Vigilância Epidemiológica. “Já estamos enfrentando essa pandemia há mais de ano. Ela chegou, mudou nossas vidas e levou muitas pessoas queridas do nosso convívio. E quem está no front dessa batalha desde o início em Sant’Ana do Livramento é essa equipe”.

Duda Amaral lembrou que, “antes mesmo de um paciente ser internado na Santa Casa e de todos entendermos melhor do que se trata o tal vírus, o pessoal da Epidemiológica já estava trabalhando com testes, rastreando quem tinha contato com os primeiros infectados e, agora, neste ano, está coordenando a vacinação no município”. Na opinião do Vereador, o trabalho da Vigilância Epidemiológica ganha ainda maior relevância porquê “muito do que fizeram, desde o início, foi em precárias condições, sendo que às vezes nem material para a própria proteção tinham”.

Divulgação/AP

“Por todo esse serviço na linha de frente, do início com os testes até agora com a vacinação da nossa população, que eu propus na Câmara Municipal um voto de congratulações a este órgão municipal. E foi aprovado por unanimidade. Nós que vivemos numa cidade com vocação para ver o copo meio vazio, sempre é bom ver o copo meio cheio, onde as coisas funcionam com dedicação, muito esforço e competência”, disse. Duda entregou a homenagem nas mãos de Gabriela Formoso de Moraes, Raquel Levy e Iana Haas, representando todos os servidores do órgão.

 

Confira o ranking da vacinação:

 

01) Livramento – 15,8% da população (1º dose)

02) Passo Fundo – 15,5%

03) Carazinho – 14,3%

04) Cachoeira do Sul – 14,1%

05) Canguçu- 13,9%

06) Ijuí – 13,2%

07) Alegrete – 13,2%

08) São Gabriel – 13,2%

09) Porto Alegre – 12,8%

10) Camaquã – 12,8%

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos