qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Ricardo Furtado será jurado da Exposição Nacional Hereford e Braford 2021

A Exposição Nacional de Hereford e Braford, que neste ano acontece entre os dias 16 e 23 de maio, em Uruguaiana (RS), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) já definiu os jurados que avaliarão as centenas de animais nas pistas de julgamento. Na raça Hereford, a mostra contará com a apreciação do criador e médico veterinário de Sant’Ana do Livramento Ricardo Furtado. Para a raça Braford, o jurado escolhido foi o criador, Ciro Manoel Canto de Freitas.

Conforme a programação, a entrada dos animais está prevista para acontecer de 16 a 19 de maio. Ainda na quarta-feira, dia 19, será realizado o julgamento de admissão dos exemplares. Já os julgamentos de classificação se darão nos dias 20 e 21 de maio.

O jurado Ricardo Furtado, conta que está lisonjeado com o convite e que as expectativas de encontrar excelentes animais da raça Hereford em pista são grandes. “Fiquei muito feliz com a indicação. Os exemplares da raça Hereford vem apresentando uma qualidade excepcional nas pistas e os produtores estão utilizando, cada vez mais, ferramentas para a seleção e desenvolvimento da raça, como o próprio Programa de Melhoramento Genético PampaPlus. Tenho certeza de que irei me deparar com difíceis escolhas na pista em função da qualidade dos animais”.

Ricardo Furtado é proprietário da Reculuta Agropastoril

Ricardo Furtado é proprietário da Reculuta Agropastoril, propriedade rural santanense localizada na região do Upamaroti onde vai fazendo história na pecuária. Criadora de animais da raça britânica hereford, a fazenda se destaca por seu trabalho quase artesanal no melhoramento genético do gado. O rebanho, de 1,6 mil animais, tem origem no gado que chegou na fazenda no ano de 1914. Entre as mais destacadas premiações recebidas pelo tradicional criatório foi o primeiro lugar na categoria Genética Rebanho Nacional no prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL 2017.

Jurado raça Braford: Ciro  Manoel Canto de Freitas

Para o jurado Ciro Manoel Canto de Freitas, a expectativa não é diferente. Ele destaca que o evento é uma grande vitrine das raças e uma ótima oportunidade para os criadores mostrarem o seu trabalho. “Me senti honrado por ser escolhido para julgar a raça Braford. Assim como nos anos anteriores, sei que além de qualidade, vamos encontrar um número expressivo de animais e cabanhas participantes. Será uma grande Nacional”, expressou.

O processo de escolha iniciou pelos Núcleos Regionais que indicaram sugestões ao Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, que por sua vez realizou votação entre os membros, decidindo quais seriam os jurados do evento.