ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Brigada Militar realiza aula inaugural para 842 novos alunos-soldados

Foto: Brigada Militar/Divulgação

Iniciaram nesta quarta-feira, dia 31, as aulas dos 842 alunos que ingressarão na Brigada Militar (BM) como soldados. Os novos militares estaduais, que estão divididos em 48 turmas, passaram pela última etapa do concurso de nível médio da instituição e estão aptos a iniciar o curso que os habilitam a exercer a função de soldado.

  A recepção dos alunos foi realizada no complexo do Departamento de Ensino da Brigada Militar, em Porto Alegre, para atender cerca de 842 candidatos de todas as regiões do RS e também de outros estados da federação. Para receber esses alunos, foram mobilizados servidores dos departamentos de ensino, saúde, administrativo e logística e patrimônio da instituição a fim de preparar uma estrutura segura, em virtude da pandemia. Foi necessária a utilização de grandes espaços e controle rígido de acesso, no qual somente o candidato pôde entrar. Também foram realizadas as verificações de temperatura na entrada, higienização obrigatória das mãos na entrada e realizadas etapas de agendamento e escalonamento de horários, evitando aglomerações, dentre outras medidas.

Foto: Brigada Militar/Divulgação

O diretor de Ensino da BM, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, destacou o esforço institucional para a manutenção dos processos de inclusão e formação dos profissionais de segurança pública, importante linha de frente não só no próprio combate ao vírus em si, por meio dos serviços de saúde, mas também enquanto garantidores da tranquilidade pública que permite a outros profissionais essenciais à continuidade do seu trabalho. “A Brigada Militar continua personificando a presença do Estado e sendo importante no contexto social e de sofrimento que tem assolado a todos nós; a continuidade do nosso trabalho é garantia de continuidade de diversas frentes dos serviços públicos”, disse.

  O curso de formação está sendo realizado nas cidades de Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Osório, Rio Pardo e Santa Rosa. Durante as atividades presenciais, será respeitado o limite de 20 alunos por sala, e todos – inclusive instrutores e coordenadores – farão uso obrigatório de máscaras, bem como medição de temperatura diária antes do início das aulas. Para reduzir as chances de contaminação, parte da carga horária (24%), voltada a formação teórica, será ministrada na modalidade de Ensino à Distância (EAD). As aulas presenciais são essencialmente voltadas para a atividade prática do policiamento ostensivo em suas diversas variáveis. O curso de soldados tem 1.610 horas/aula, mais 120 horas de estágio supervisionado, e leva entre seis e oito meses.

Fonte: Brigada Militar

Sicredi Essência conclui as Assembleias 2024

Coordenadores de Núcleo, do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, levaram o voto dos associados e aprovaram a destinação dos resultados e outras pautas