dom, 11 de abril de 2021

Jornal A Plateia Digital - 03.04.2021

Última Edição

Senac tem 100% dos alunos aprovados nos exames de Cambridge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Você já ouviu falar das provas de proficiência de inglês da Cambridge? Os Exames oferecem uma certificação aceita internacionalmente, por mais de 20 mil instituições, em mais de 150 países, para fins de estudo, trabalho e migração.

No site do Cambridge Assessment English existe um espaço para você consultar o seu vasto banco de dados global, permitindo que você encontre qualquer uma das milhares de universidades, empregadores e governos que aceitam os resultados dos Exames de Cambridge.

Conversamos com Miguel Angel Martinez Rodriguez, professor do Senac Livramento sobre as provas e a preparação da escola de idiomas.

Segundo o professor, são exames de proficiência que provam o quão bem você consegue se comunicar e interagir na língua inglesa. Além disso, eles ajudam os interessados a alcançarem objetivos de estudo, profissionais e pessoais porque é uma forma de provar oficialmente o seu nível de conhecimento. Outra vantagem é que é vitalício, ou seja, não é um diploma temporário.

São provas muito completas, porque para avaliarem baseiam-se em seus conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, além da experiência e foco.

Ensino do Preparatório do Senac

No processo preparatório o aluno não estuda somente para passar na prova, mas aprende a escrever diferentes tipos de textos como redações, emails formais, além de desenvolver a fala e fluência.

Geralmente os cursos de Idiomas do Senac são anuais e os níveis são divididos em semestres. Mas, por ter uma demanda maior em relação a conteúdo e preparação, o preparatório para Cambridge começa em março e finaliza em novembro. As provas geralmente são entre final de novembro e início de dezembro.

O período é extenso para que os alunos possam se aperfeiçoar. São feitos vários simulados, com todo o conteúdo e também com todas as regras da prova oficial, como o tempo de uma hora e meia para finalização.

“Fazemos um acompanhamento do progresso de cada um dos alunos, vemos as dificuldades. Trabalhamos para reforçar as áreas fortes e também para trazer o que seriam as áreas fracas do aluno e transformamos isso em fortaleza”, conta Miguel. “Cada um dos alunos é visto como indivíduo. Todas as áreas são analisadas para que eles atinjam a excelência tanto na escrita como na fala”, completa.

No último ano, 100% dos alunos obtiveram a aprovação e vários passaram com distinção – que é quando o aluno passa com nota maior que 95%. Quem passa com distinção obtém um certificado que equivale ao nível superior.

Segundo Miguel, o sucesso de aprovação do Senac vem de um esforço conjunto: “Temos apoio da nossa pedagoga, do diretor e da coordenadora. O que faz com que a gente consiga atingir bons resultados”.

Dicas de preparação para a prova

O professor afirma que não existe receita de bolo, mas “constância, esforço, interesse e dedicação são pilares fundamentais em qualquer coisa que vamos fazer”.

Mesmo que não seja exigido na prova, é importante fazer um bom curso preparatório. O Senac, além da boa abordagem comunicativa, oferece todos os materiais didáticos necessários inclusos no valor do curso.

Confira o depoimento das alunas:

Cecília Ponche Fernandes, aprovada com distinção.

“O ensino do Senac me ajudou muito a aprimorar meus conhecimentos da língua inglesa. Pra mim a maior diferença foi no apoio e qualidade dos professores, em especial meu professor Miguel, pois além do conhecimento me transmitiu segurança pra realizar a prova.

Eu decidi fazer a prova porque estudo inglês desde os 5 anos. Minha família sempre incentivou o aprendizado e acredito que o certificado da prova me proporciona novas possibilidades tanto profissionais como pessoais. A minha preparação foi através das aulas do Senac, leituras e muito estudo.”

Isadora de Oliveira Torres, aprovada com distinção.

“Eu consegui concluir o curso de inglês avançado 2, então consegui o certificado, e quando terminamos esse curso somos indicados a fazer o preparatório para Cambridge, porque esse certificado “comum” não vale em nível internacional.

Nossa preparação foi um pouco diferenciada, devido à pandemia as aulas foram online. Foi mais complicada a questão da concentração e o SENAC trabalha com bastante horas de ensino e muito conteúdo.

Mas se eu não tivesse feito o preparatório eu não teria ido tão confiante para a prova. Ele serve como uma revisão para que possamos ir mais fortes para a prova.

Eu escolhi o Senac porque eu também tenho pretensão de fazer jornalismo e exercer a profissão no exterior. Inglês e espanhol são importantes para que eu consiga melhores opções de emprego lá fora.”

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies