sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

St. Patrick´s Day: o que você precisa saber sobre a celebração

Por Camila Aguiar dos Santos

Docente dos cursos de Inglês – Senac Santana do Livramento

No dia 17 de março é comemorado mundialmente o St. Patrick’s Day (ou, em português, Dia de São Patrício), data festiva da cultura irlandesa que se expandiu para outros países. Nesse dia, as pessoas têm como hábito vestir roupas verdes e beber cerveja verde. Mas quem é São Patrício e o que ele significa para as culturas de língua inglesa?

São Patrício nasceu na Inglaterra no final do século IV, onde viveu até seus 16 anos. Tinha crenças e costumes pagãos e ainda não se chamava Patrício. Foi sequestrado por piratas e vendido como escravo para os irlandeses, vivendo em cativeiro por cerca de seis anos. Conseguiu fugir da prisão retornando à Inglaterra onde estudou 12 anos em um mosteiro, adquirindo título de bispo católico. Foi quando ganhou o nome de Patrício.

Patrício sentiu um chamado divino e retornou à Irlanda com o objetivo de livrar o país do paganismo celta. Os druidas não gostaram e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, foi para County Down e lá permaneceu até a sua morte.

Foi somente em 1903 que criaram o feriado de St. Patrick’s Day e, há mais de mil anos, a data é tida como um feriado nacional na Irlanda. É uma das mais importantes do ano e espalhou-se pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. As pessoas aproveitam para beber muita green beer (cerveja verde), cor símbolo das comemorações.

Existem diversos símbolos da celebração, sendo o trevo de quatro folhas o mais conhecido. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera. Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente. Os outros símbolos são os duendes e a Cruz Celta.

Por meio dessa breve história de São Patrício, pode-se observar, também, que conhecer a cultura irlandesa ajuda muito no aprendizado do idioma inglês. Conhecer novas culturas é muito vantajoso. Pode ser útil na preparação para os desafios futuros desse mundo cada vez mais conectado. O inglês tem papel decisivo nisso, uma vez que pode facilitar o contato com diferentes culturas, independentemente se elas o utilizam como idioma oficial ou não.

O contato com novas culturas permite que os alunos de idiomas descubram fatos sobre a história e sociedade de diversos povos. O contato com festivais, tradições, feriados e até mesmo com a culinária de um país diferente pode despertar uma curiosidade muito benéfica nos alunos, que se sentirão muito mais inclinados a estudar mais sobre esses assuntos. Além disso, amplia a visão de mundo e permite que vejamos com um olhar muito mais rico tudo o que nos cerca.

Experiências e visão de mundo são dois combustíveis poderosos para a criatividade. As referências culturais diversas, conhecimentos históricos de vários lugares diferentes e o maior interesse por diferentes assuntos gerado pelo simples contato com essas referências ajudam os alunos a serem ainda mais criativos. Então, é de suma importância o estudo do idioma e da sua parte cultural, pois ambos são extremamente estimulantes para o desenvolvimento do conhecimento.

Depois desses motivos, você já deve estar convencido da importância de aprender inglês, certo? Não corra o risco de perder oportunidades profissionais, acadêmicas e culturais! Comece já os seus estudos!

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos