dom, 11 de abril de 2021

Jornal A Plateia Digital - 03.04.2021

Última Edição

19ª CRE promove semana de interação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A 19ª CRE com sede em Sant’Ana do Livramento, realizará a 1ª Semana de Interação: Novos Tempos, Novas Aprendizagens. Acontecerá de 08 a 12 de março de 2021, e tem como objetivo principal acolher toda a Comunidade Escolar da Regional para o Ano Letivo 2021. A semana além de compartilhar saberes, busca aproximar a Escola e a Coordenadoria com os professores, funcionários, alunos e familiares, uma vez que as aulas presenciais permanecem suspensas, em virtude da Pandemia.
Serão momentos de descontração e aprendizagens, de troca de saberes.
A 19ª CRE buscou parcerias com Instituições e Entidades para a realização da mesma sem custos financeiros.

Segue a programação:
08/03/2021- 15 horas- Canal You Tube 19ª CRE-
Tema: Dia da Mulher: Reverência ao nosso feminino em meio as adversidades.
Público Alvo: Equipes Diretivas, Professores e Funcionários das Escolas da Regional;
Interlocutores: Ana Alice Campagnaro, Vivian Corrêa
Palestrantes: Cláudia Flores /PROSER
Entidade parceira: PROSER/SEDUC-RS

09/03/2021-
9 horas – Canal do You Tube da 19ª CRE
Tema: Educação Emocional
Público-alvo: Merendeiras
Interlocutores: Ana Alice Campagnaro, Irani da Silva Sanchez, Daniele Morales.
Palestrantes: Janice Linhares – Psicóloga
Entidade Parceira: SME Sant’Ana do Livramento

10/03/2021:
10 horas- Canal You Tube da 19ª CRE
Tema: Escola: Acolhimento, afeto e bem-estar!
Personagem: Tertulino Brandão
Público Alvo: Comunidade Escolar
Interlocutora: Ana Alice Campagnaro
Palestrante: Roger Castro
Entidade Parceira: Roger Castro Eventos

14 horas- via meet
Tema: Diretrizes para o Gerenciamento.
Público Alvo: Secretários de Escolas
Interlocutora: Ana Alice Campagnaro
Ministrantes: Danisa Lopes Lizandra Coelho, Adriana Romeiro da Silva, Mara Cristina Gonçalves.

11/03/2021:
9:30 horas: Canal YouTube da 19ª CRE
Tema: Orientadores e Supervisores: Profissionais que fazem a diferença em tempos de Pandemia.
Público-alvo: Supervisores e Orientadores
Interlocutores: Ana Alice Campagnaro, Noelci Prestes.
Palestrantes:Nina Xavier
Entidades Parceiras: Associação dos Supervisores de Educação do RS, Núcleo de Orientadores da Fronteira.

14 horas- Canal You Tube 19ª CRE
Tema:Preocupação e Pré-ocupação no trabalho e vida profissional.
Público Alvo: Asssitentes Financeiros das Escolas
Interlocutores:Ana Alice Campagnaro, Irani da Silva Sanchez, Tânia Ongarato, Vera Machado.
Palestrantes: Janice Linhares
Entidade Parceira: SME Sant’Ana do Livramento

16 horas – Canal You Tube 19ª CRE
Tema: De Professor para Professor : Os paradoxos da tecnologia em tempos de Pandemia.
Público Alvo: Professores
Interlocutores: Ana Alice Campagnaro, Danisa Lopes, Reinaldo Barcelos
Palestrante: Kathiane Corso
Instituição Parceira: UNIPAMPA Campus Sant’Ana do Livramento12/03/2021

–9 horas- Via meet
Tema: Conversa entre Gestores
Público Alvo: Diretores e Vice-diretores Legais;
Ministrantes: Ana Alice Campagnaro- Coordenadora de Educação 19ª CRE
Monique Klusener- Assessora Jurídica da 19ª CRE

14 horas- Canal You Tube 19ª CRE
Tema: Recursos Digitais em Novos Tempos de Educação.
Público Alvo: Professores
Interlocutoress: Ana Alice Campagnaro, Danisa Lopes, Iara Zamberlan
Palestrante: Miguel Angelo Diniz
Instituição Parceira: IFSul Campus Sant’Ana do Livramento.

Professora Lizandra, Chefe de Recursos Humanos da 19ª CRE destaca que o departamento tem buscado alinhar o trabalho com os secretários das 56 Escolas da Regional para que o resultado das demandas seja obtido com sucesso, que o trabalho em equipe se dê a partir da soma de pequenos esforços.

A Professora Danisa, Chefe do Departamento Pedagógico afirma que os secretários das Escolas são de extrema importância na escolaridade dos alunos, precisam entender que o sistema que operacionalizam, o ISE, é a base e precisa estar sempre sendo alimentado.

A Professora Irani, Chefe do Departamento Administrativo frisa a importância do trabalho dos assistentes e assessores financeiros das Escolas em conversação direta com os setores do departamento para garantir a manutenção das escolas, os repasses financeiros e a qualidade do trabalho especialmente para este ano letivo de 2021.

A Professora Vivian, Assessora Pedagógica do Departamento Pedagógico da 19ª CRE, disse que cada detalhe na organização desta programação foi pensada e executada com muito carinho. Por não ser presencial, o uso das tecnologias se apresenta cada vez mais de maneira desafiadora e necessária para alcançarmos o maior número de pessoas possíveis. Desta vez, a 19ª CRE, além do já costumeiro uso da plataforma Google Meet e outras, utilizará também o Canal do You Tube, sendo possível assim, abranger um número maior de participantes da Comunidade Escolar.

A Assessora Jurídica, advogada Monique Klusener relata que a sua abordagem, juntamente com a Coordenadora às Equipes Diretivas possibilita um debate sobre a Gestão Administrativa em sua seara legal e social, pensando em um serviço público educacional cada vez melhor.

No dia 04 de março a Coordenadoria em parceira com a UNIPAMPA Campus de Sant’Ana do Livramento, através do Professor Dr. Sebastião Airton da Rosa Cerqueira-Adão realizou uma formaçao pedagógica aos Professores, com o tema: Desafios do Ensino Híbrido em Tempos de Pandemia, onde na oportunidade a Coordenadora de Educação, Professora Ana Alice Campagnaro declarou aberto o ano letivo 2021 da regional.

A idéia e planejamento é de que, ainda neste ano, no mês de julho, seja realizada a segunda semana de interação, com novas temáticas, mas com mesmo público-alvo e objetivos.

A Coordenadora de Educação, Professora Ana Alice, assevera que o momento histórico atual, nos faz refletir , não somente enquanto gestores e educadores, mas como Seres Humanos, a importância de nos colocar no lugar do outro, vivemos um período delicado, de sentimentos mistos, onde tudo nos preocupa, nos deixa aflito frente as incertezas advindas pela Pandemia. Sem dúvida, as mudanças no contexto educacional, no processo de ensino-aprendizagem contribuem e impactam na vida e sentimentos de todos os envolvidos, não somente do professor e do aluno, mas também na vida do servidor da Escola, da merendeira, do motorista do transporte escolar, de todos os agentes educacionais diretos e indiretos, frente a este contexto, nós da 19ª CRE propomos estes momentos para reforçar que juntos estávamos, estamos e estaremos, buscando com cautela que as aulas aconteçam e contemple a todos, independente se de forma remota ou presencial (modelo híbrido) e se através do uso da plataforma e outros recursos digitais ou por meio de materiais físicos.
Temos uma realidade bastante distinta se comparada a outras regiões da rede Estadual de Ensino, muitos de nossos alunos e professores não possuem equipamentos tecnológicos e nem mesmo acesso a internet, devido as condições econômicas e geográficas, mas isso não impede que as aulas aconteçam, as Escolas com todo empenho das Equipes Diretivas, Professores e Famílias propiciam aos Estudantes a realização das aulas por meio de materiais físicos e outros recursos metodológicos, cumprindo com os protocolos do distanciamento e monitoramento controlado ao COVID-19 estabelecidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria Estadual de Saúde e da Educação.

Sabemos que a Educação é o pilar mais forte em que se assenta a construção de uma sociedade, e é por si só condicionante do estado de desenvolvimento de um Povo, pelo que, a aposta numa Educação/Escola de qualidade e responsabilidade compartilhada é garantia de uma sociedade mais livre, mais justa, mais próspera e que agora todos queremos, mais saudável.
Sublinhamos a importância do cumprimento das regras de prevenção e segurança, no espaço escolar e fora dele, viabilizando um ano letivo com tranquilidade e confiança.
Desejamos que todos encontrem na Escola e na Coordenadoria o lugar onde também se compartilha alegrias e o esmero profissional.
Que este novo ano que agora iniciamos, se paute pelo espírito positivo, a capacidade de participação e coletividade, o gosto pelo regresso, mesmo que remoto inicialmente e a vontade enorme de em conjunto construirmos o sucesso escolar e o bem-estar de todos.
Em tudo que depender de nossa equipe, faremos o que for necessaŕio para que a Escola deixe em todas as Crianças, Jovens, Professores, Funcionários e Equipes que as frequentam, uma marca positiva, do legado educacional que receberem, dos bons momentos que nela viverem.

A Equipe da 19ª CRE deseja a todos um ótimo ano letivo e nos colocamos a disposição.

Convidamos a todos para participar da Programação da Semana de Interação.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies