Alexandre Xavier é Professor do Curso de Direito e Advogado, possui Doutorado em Direito pela Universidade de León/Espanha, é Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Córdoba, UCC. Possui experiência em Gestão Acadêmica Universitária, tendo sido Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Federal de Mato Grosso de 2013 a 2016, e em 2017 ocupou o cargo de Coordenador Acadêmico do Campus de Sant’Ana do Livramento. Atualmente exerce o cargo de Diretor do campus, juntamente com o Coordenador Acadêmico, o professor Fernando Meinero e o Coordenador Administrativo João Timóteo de los Santos.
O mandato dos novos dirigentes será até 2024.
A criação da Universidade Federal do Pampa é marcada por intencionalidades, dentre essas o direito à educação superior pública e gratuita por parte dos grupos que historicamente estiveram à margem deste nível de ensino. Sua instalação em região geográfica marcada por baixos índices de desenvolvimento edifica a concepção de que o conhecimento produzido neste tipo de instituição é potencializador de novas perspectivas. “O papel da universidade é refletir sobre o desenvolvimento regional, e neste sentido, é necessário pensar sobre o papel que a Universidade pública, gratuita e de qualidade exerce em relação à sociedade. Devemos colocar como prioridade as políticas públicas que o Brasil tem desenvolvido para minimizar as disparidades sociais e regionais, que nos acompanham há muitos anos. Para nós é um grande desafio assumir a gestão do campus de Sant’Ana do Livramento neste momento de pandemia e de oferta de ensino Remoto Emergencial (AEREs), assumimos a gestão com a intenção de continuar o excelente trabalho que estava sendo realizado pelo anterior Diretor Rafael e pelo administrador Jeferson Ferron, aprimorando os projetos de desenvolvimento e consolidação dos cursos de graduação, pós-graduação e a continuidade no empenho na conclusão das obras do nosso campus”, explica.
“Temos como objetivos nestes próximos 4 anos: aprimorar uma política de internacionalização do campus, avançar na parceria do Campus com o IFSUL, UERGS, UTU,UDELAR, UTEC e demais instituições públicas de ensino técnico e superior da Fronteira; apoiar à implementação dos acordos de cooperação em vigor com instituições estrangeiras e fomento à proposição de novos acordos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; fomentar projetos e parcerias com organizações internacionais; fomentar a discussão junto à comunidade interna do Campus, à gestão superior da UNIPAMPA e às instituições parceiras, sobre o aperfeiçoamento de políticas como o ingresso de fronteiriços e a possibilidade de construção, no Campus Livramento, de novas políticas de internacionalização, como a dupla certificação e cursos binacionais/interinstitucionais de graduação ou pós-graduação”. continua o novo Diretor.
“Atualmente, nossa comunidade acadêmica é formada por 1.384 pessoas, sendo 1267 alunos matriculados, sendo 1127 nos cursos presenciais de graduação, 111 na graduação a distância e 29 no programa de mestrado. São 66 professores de diversas formações (administração, ciências econômicas, ciências sociais e política, contabilidade, direito, história, matemática, relações internacionais entre outras). A maioria doutores e pós-doutores em suas áreas, 32 técnicos administrativos em educação, que atuam como administradores, assistentes em administração, assistentes sociais, bibliotecários, intérpretes de libras, pedagogo, secretários executivos, técnicos em assuntos educacionais e em contabilidade, técnicos e analista de TI e 19 funcionários de empresas terceirizadas, que prestam serviços de limpeza, motorista, manutenção predial, portaria e vigilância. Em quase 15 de anos de Unipampa em Sant’Ana do Livramento já formamos o total de 1.247 alunos na graduação e na Pós-Graduação”, detalha Alexandre:
– Bacharéis em Administração: 521
-Bacharéis em Ciências Econômicas: 73
-Bacharéis em Direito: 14
-Bacharéis em Relações Internacionais: 173
-Tecnólogos em Gestão Pública: 203
-Especialistas em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira: 28
-Especialistas em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas: 12
-Especialistas em Gestão Pública: 24
-Especialistas em Gestão Pública Municipal (EAD): 178
-Especialistas em Relações Internacionais Contemporâneas: 14
-Mestrado em Administração: 31


Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales
Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con