ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Decreto do governo não inclui biodiesel e isto impede redução esperada do diesel c diminuição de Pis/Cofins.

Por Deputado Jerônimo Goergen

Encaminhei pleito ao Ministro:

Prezado Ministro Bento, bom dia!
Mais uma vez vimos solicitar vossa ajuda no sentido de nos orientar no sentido de obter a equalização da questão de tributos para o biodiesel em relação ao diesel de modo a não fazer com que a diferença de preço entre o biodiesel e o diesel fóssil aumente em função de impostos.
Hoje foi publicado o Decreto 10.638 de 01/03/2021 que zerou as alíquotas de Pis/Cofins do diesel fóssil por 60 dias (01/03 a 30/04/2021), o que não foi garantido ao biodiesel.
Esta paridade está garantida em lei que diz que alteração, pelo Poder Executivo, dos coeficientes não podem resultar em alíquotas efetivas superiores, conforme segue:
Lei 11.016/2005 em seu Art. 5º, §7º

Art. 5º Fica o Poder Executivo autorizado a fixar coeficiente para redução das alíquotas previstas no art. 4º desta Lei, o qual poderá ser alterado, a qualquer tempo, para mais ou para menos.

§ 7º A fixação e a alteração, pelo Poder Executivo, dos coeficientes de que trata este artigo não podem resultar em alíquotas efetivas superiores:
I – às alíquotas efetivas da Contribuição ao PIS/Pasep e à Cofins, adicionadas da alíquota efetiva da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico de que trata a Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, previstas para incidência sobre o óleo diesel de origem mineral; nem
II – às alíquotas previstas no caput do art. 4º desta Lei.

Certo de contar com vossa sempre presteza.
Atenciosamente.

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes