sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Programa da RGE prevê a instalação de chuveiros para famílias de baixa renda

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e terá investimento de mais de R$ 2 milhões

Com o objetivo de contribuir para uma diminuição das contas de luz de famílias de baixa renda, a RGE instalará 2,5 mil trocadores de calor, beneficiando famílias de quatro municípios atendidos pela distribuidora. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, tem um investimento de R$ 2,4 milhões e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago. Serão beneficiados clientes de Uruguaiana, Cruz Alta, Itaqui e Santana do Livramento.

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.

Segundo o analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, este investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes. “Esta ação tem um impacto direto na redução de consumo de energia elétrica, e, consequentemente, na redução do valor da conta de cada cliente, visto que o chuveiro é um dos equipamentos de maior consumo em uma residência. Com isso, a empresa busca, também, conscientizar as famílias sobre o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e gastos excessivos”, afirma Odair.

A instalação dos equipamentos nas residências das famílias selecionadas deve ocorrer nas próximas semanas. A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras municipais, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos