qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Programa da RGE prevê a instalação de chuveiros para famílias de baixa renda

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e terá investimento de mais de R$ 2 milhões

Com o objetivo de contribuir para uma diminuição das contas de luz de famílias de baixa renda, a RGE instalará 2,5 mil trocadores de calor, beneficiando famílias de quatro municípios atendidos pela distribuidora. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, tem um investimento de R$ 2,4 milhões e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago. Serão beneficiados clientes de Uruguaiana, Cruz Alta, Itaqui e Santana do Livramento.

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.

Segundo o analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, este investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes. “Esta ação tem um impacto direto na redução de consumo de energia elétrica, e, consequentemente, na redução do valor da conta de cada cliente, visto que o chuveiro é um dos equipamentos de maior consumo em uma residência. Com isso, a empresa busca, também, conscientizar as famílias sobre o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e gastos excessivos”, afirma Odair.

A instalação dos equipamentos nas residências das famílias selecionadas deve ocorrer nas próximas semanas. A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras municipais, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con