qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Menos tecnologia, mais humanidade

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Nunca tivemos tanta liberdade de expressão e ao mesmo tempo nunca tivemos tantas “patrulhas” prontas – sempre! – a criticar, agredir, ofender e propagar interpretações distorcidas para acusar desafetos. Sou jornalista há mais de 40 anos. Passei por muitas mudanças e modismos que pautaram a maneira de julgar os outros> Confesso, todavia, meu desalento com os rumos da vida.
Diferenças de opinião aperfeiçoam a democracia, melhoram a vida, nos fazem crescer como seres humanos. Isso, no entanto, não é o que acontece. Pelo contrário. A judicialiação do cotidiano permite reparar injustiças, mas transformou em rotina uma frase repetida à exaustão com imensos prejuízos morais:
– Não gostou? Ficou brabinho? Então entra na Justiça!
Ofensas graves que comprometem a vida pregressa ou profissional de milhões de pessoas são jogadas nas redes sociais todos os dias. Os agredidos perdem tempo e dinheiro para repor a verdade. Quando isso acontece, passaram-se meses, anos, enquanto as vitimas sangram em público. A Justiça, abarrotada de processos e movida por legislações ultrapassadas, é incapaz de evitar as distorções típicas de uma sociedade doente, agressiva que ignora a boa educação.
Diz-se que a internet não aumentou o número de idiotas, apenas os revelou ao mundo. O detalhe fundamental é que antes da onipresença da tecnologia as ofensas assacadas contras os inimigos se restringiam a fofocas disseminadas encontros sociais ou, vez por outra, em entrevistas que serviam como prova para instruir os processos.
Hoje, em minutos, o mundo toma conhecimento de fake news sobre pretensos deslizes morais cometidos. São desmentidos anos depois. Escola de Base (São Paulo), escândalos com o então ministro Alceni Guerra são exemplos notórios de uma época sem redes sociais. Mas programas como “Fantástico” ajudaram a turbinar graves acusações infundas que sepultaram biografias e reputações. E o que aconteceu com os responsáveis? Indenizações financeiras compensam ser apontado na rua como corrupto, abusador de crianças ou ladrão do dinheiro público?
O que vemos hoje em termos de comunicação é uma praxe que ignora a inteligência do público. Assistimos a notícias apurada e que já em prontas, julgadas, quase sempre sem contraponto ou direito de defesa. São teses vendidas como informação para atender a interesses conhecidos. Alguns colegas de profissão investigam, julgam, dão o veredito e aplicam a pena que se constitui na execração pública nem sempre comprovada depois nos tribunais.
O entretenimento levou a notícia séria ao fundo do poço. Tudo vira piada, “meme” e manipulações tecnológicas que ofendem, machucam e jamais terão reparo. O excesso de tecnologia transformou o aspecto humano em mero detalhe retórico.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos