sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Após semana de imunização, Secretaria de Saúde tem expectativa de receber novas doses

A quarta-feira (17) foi marcada pelo inicio da vacinação de idosos com mais de 80 anos com a vacina para a Covid-19 e pela aplicação da segunda dose do imunizante aos primeiros vacinados em Livramento. Para os idosos foi realizado um sistema de Drive-Thru, onde o veículo chegava com o idoso e pela janela do veículo era aplicada a dose da vacina. O município havia disponibilizado neste primeiro momento, aproximadamente 500 doses e em uma hora desde o início das aplicações, quase todas as doses já haviam sido aplicadas. A fila de veículos chegou a 2 km de extensão.
A última remessa recebida de imunizantes foi de 1.520 doses para idosos com 85 anos ou mais e pela baixa procura deste grupo, foi aberta a vacinação para pessoas a partir de 80 anos. Existe a expectativa de que na terça-feira (23), aconteça o recebimento de mais uma remessa, ainda sem número oficial de doses destinada ao município. Segundo o “Vacinômetro” do Governo do RS, acessado na sexta-feira (19), o município já havia vacinado 1.552 idosos a partir de 80 anos.

No mesmo dia foi anunciado pela Secretaria de Saúde a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para os primeiros vacinados da campanha que começou no dia 20 de janeiro. De acordo com o cronograma, a segunda aplicação desta vacina deve ser realizada de 14 a 28 dias, contados a partir da aplicação da primeira aplicação.
Segundo a coordenadora de Imunização do município, Raquel Levy, o município recebeu 804 imunizantes, para atender completamente o primeiro grupo já vacinado. Os atendimentos estão acontecendo na sede da Vigilância Sanitária sendo necessária a apresentação do cartão comprobatório de vacinação.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos