sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores com Edis Elgarte

Plano de gestão

Caso dependa só da vontade da Prefeita Ana Tarouco, a atual administradora da Santa Casa, Leda Marisa, vai ficar no cargo até concluir o processo de encaminhamento da recuperação econômico-financeira do hospital. Esta semana, Leda ganhou um suporte técnico imprescindível para esse trabalho: a nomeação, para o cargo de gestor do sistema integrado, do especialista em sistemas e processos hospitalares Abílio Machado, que possui larga experiência na área e terá a missão de ajudar a diretora na implantação do plano de recuperação que pretende, num prazo de 48 meses, entregar à comunidade um hospital enxuto, financeiramente equilibrado e em condições de caminhar com as próprias pernas. Isso, óbvio, vai exigir alguns remédios bem amargos, que a nova Gestão acredita não comprometerão a qualidade do serviço prestado pela Santa Casa. Experiente na função e também com o suporte de um grupo especializado de gestores, técnicos e até médicos, do qual faz parte, Abílio já assumiu o posto ao lado de Leda Marisa.

 

 

Novos caminhos

Diante de tantas demandas para resolver no município e consciente de que são muito escassos os recursos, o vereador Duda Amaral tem buscado alternativas, através da criatividade e união de forças com outras autoridades, para o encaminhamento das melhorias esperadas pela comunidade. Esta semana, ele manteve reunião com o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, discutindo uma parceria para arrumar a estrada do Upamaroty até o Ponche Verde com recursos do Governo Federal, e na sequência esteve com o deputado federal Afonso Hamm, numa conversa que viabilizou a destinação de recursos na ordem de R$ 480 mil para a aquisição de uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira para a Secretaria de Agricultura, que deverão ser liberadas para o município assim que se conclua o processo correspondente. Esta semana, o vereador esteve também com o Presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius (foto), para discutir uma parceria que permita agilizar os atendimentos em Livramento.

Olhar para a reconstrução

Em meio a todo clima de prevenção à pandemia do novo coronavírus, a atitude corajosa do Governo Municipal de falar na retomada do carnaval na fronteira é um sinalizador claro de que a nova Administração não quer se resignar à necessidade do “secar gelo”. Mesmo as ações indispensáveis de tapar buracos, limpar a cidade e os prédios públicos, cuidar o trânsito, recuperar estradas, enfim, não podem esgotar em si a missão final de um Governo. A Prefeita Ana Tarouco dá indicações claras de que quer e vai além, criando veias para a entrada de dinheiro novo nos Cofres Públicos para fazer frente às obrigações da manutenção e de investir em novos mecanismos de desenvolvimento. O carnaval, assim como vários outros eventos populares, é um meio para aquecer e fazer girar a economia, mantendo a comunidade ativa, gerando cada vez mais novos empregos e renda e, no fim das contas, gerando impostos para os Cofres Públicos, de onde saem os recursos para a saúde, para a Santa Casa, para a educação, para a recuperação das estradas, para melhorar e pagar salários mais justos e em dia para o funcionalismo… A empolgação da Prefeita, que nesta semana participou de “live” promovida pela Liga das Escolas de Samba para debater a organização do carnaval para 2022, é semelhante a que ela demonstra quando fala em criar uma nova realidade para o hospital Santa Casa, como novas fontes de recursos para equilibrar as contas. Cuidar o presente mas olhar lá na frente.

Tem samba na net

Para anotar na agenda: na próxima segunda-feira, às vésperas do que normalmente seria o feriado de carnaval, a Liga Independente das Escolas de Samba – Liesa promove a grande “Live do Carnaval de 2021”, com as participações de músicos, ritmistas e passistas das escolas de samba locais. A presidente da entidade, Denise Toledo, explica que foi a forma encontrada pelas entidades carnavalescas para não deixar passar em brancas nuvens a maior festa popular brasileira. A “live” será transmitida direto do Parque Termal Amsterland, a partir das 21 horas.

 

Carnaval em Livramento

Para o grande número de fronteiriços que gostam da maior festa popular do planeta, o grupo A PLATEIA reprise neste fim de semana os desfiles das escolas de samba de Sant’Ana do Livramento no Carnaval Internacional de 2015. Serão dois dias de “desfile”, pela TV A Plateia, a partir das 21 horas. Neste sábado, o projeto, coordenado por Marcelinho Pinto, reprisará os desfiles da noite de 7 de março de 2015, e no domingo os desfiles da noite de 8 de março. Foi o último ano de carnaval em Livramento, quando a escola de samba A.S. Mocidade Alegre levantou o troféu de grande campeã.

 

 

 

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos