qui, 18 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

QUAL O PAPEL DE UM FESTIVAL DE CINEMA?

Essa semana, no dia 3 de fevereiro, foram anunciados os indicados ao Globo de Ouro 2021, e no dia 4 de fevereiro, foram anunciados os indicados ao Prêmio do Sindicato de Atores de Hollywood, dando início à temporada de premiações. Devido às questões impostas pela pandemia, as premiações foram adiadas e reformuladas para atender os protocolos de higiene e segurança, porém isso não muda as expectativas que se cria todos os anos em torno dos prêmios. Na temporada de premiações os mesmos debates se repetem: quais serão os vencedores? Quais são as surpresas? Quem foi esnobado pela premiação? Enfim. Essas questões nos levam a pensar em edições passadas onde certas escolhas pareciam no mínimo duvidosas, enquanto outras eram inquestionáveis. De certa forma quando assistimos à esses eventos torcemos para que nossos filmes favoritos e nossos artistas prediletos saiam vencedores. Mas isso é realmente importante? Qual o papel de festivais como esses?

Mank – 2020 – David Fincher

Gostaria de propor alguns questionamentos acerca de tais premiações. O filme mais premiado é o melhor filme? Ou o filme que ganha o prêmio principal é o melhor filme? Ou o filme com o maior número de indicações é o melhor filme? Na minha opinião, nenhuma dessas perguntas possui uma resposta correta. O melhor filme pode nem ter sido indicado no festival. O melhor filme é o seu filme favorito. Ele é o melhor porque foi, pra você, o filme que melhor dialogou em equilíbrio com a linguagem cinematográfica. Os elementos foram equilibrados pelo diretor e concluídos por sua equipe técnica e artística e impactaram você de alguma forma. É comum reverenciar filmes com muitos prêmios, sem sequer assisti-los. É comum se sentir obrigado a gostar do filme, pelo simples fato de ter vários prêmios, sendo que o que realmente importa é a sua percepção (subjetiva) do que é reproduzido em tela.

Então o que define a importância de um festival de cinema? Ao meu ver, a importância está em questões que vão além da indústria. Promover, mediante os festivais, a inclusão e a oportunidade para as mais diversas vozes serem ouvidas e apreciadas. Poder alimentar e incentivar causas nobres, não apenas para a arte em si, mas para a sociedade como um todo. Perceber a luta daquelas pessoas de estarem onde estão, sendo reconhecidas por um trabalho complexo e muitas vezes criticado. Um exemplo bastante pertinente é que pela primeira vez na história do Globo de Ouro, três mulheres foram indicadas na categoria de melhor direção. Emerald Fennell; Regina King; e Chloé Zhao, foram lembradas por seus trabalhos nos filmes Bela Vingança; Uma Noite em Miami; e Nomadland, respectivamente. A importância que isso tem, vai muito além do cinema. Demonstra que pode haver oportunidades para pessoas que sempre trabalharam muito, mas que não tinham o devido reconhecimento até pouco tempo atrás e ainda, deixa uma mensagem esperançosa para o futuro de que outras pessoas possam se inspirar em histórias de vida, como as dessas mulheres.

Nomadland – 2020 – Chloé Zhao

Talvez o seu filme favorito não tenha sido reconhecido com os principais prêmios da indústria, talvez seus artistas preferidos não tenham diversos prêmios nas estantes de suas casas, e está tudo bem quanto a isso. O que gostaria que ficasse como reflexão é que os festivais devem ser analisados pelos filmes que estão ali e não pelos que poderiam estar. Que os filmes e artistas reconhecidos com prêmios foram merecedores, mas que suas respectivas vitórias não devem influenciar o seu gosto pelo filme. Não se sinta obrigado a gostar de um filme porque venceu vários prêmios. Procure, talvez, entender o que levou a organização e membros do festival a votar naquele filme como o favorito do festival. Entenda que há muita coisa nos bastidores de uma premiação, e que não necessariamente vai refletir na qualidade do filme vencedor. Talvez o festival queira se redimir de atos mal vistos anteriormente, como quando o Oscar percebeu que estava indicando grande parte de seus artistas brancos e homens, ignorando belos trabalhos realizados artistas mulheres e por artistas negros. Os festivais tem uma grande oportunidade: incentivar as pessoas a conhecerem filmes diversos, artistas diversos e possibilitar a visibilidade para diversas causas, e quanto mais fizerem dos festivais trampolim para essas pessoas, mais trabalhos de qualidade poderemos conhecer.

Saiba se seu título de eleitor está regular

No próximo dia 06 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher os prefeitos e vereadores de seus respectivos municípios, mas para participar deste processo, os eleitores precisam estar com a sua capacidade eleitoral ativa apta, isto é, estar quite com a Justiça Eleitoral e com o seu título regularizado. Então, vamos lá, você sabe a situação do seu título?

Inicia o período de Declaração Anual de Rebanho

A Declaração Anual de Rebanho produz um retrato mais detalhado sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul: com ela, sabemos mais sobre a infraestrutura, controles sanitários e saldos dos rebanhos nas propriedades rurais do nosso estado. Com informações mais robustas, podemos abrir novos mercados internacionais e também sustentar com segurança os status sanitários já alcançados pela produção pecuária